PAIXÃO DE CRISTO

Com problemas respiratórios, José Pimentel é internado na UTI

O ator José Pimentel foi levado ao Hospital na última quinta-feira

Ravi Soares
Ravi Soares
Publicado em 11/08/2018 às 10:13
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

O ator e diretor José Pimentel está internado na UTI do Hospital Esperança, no Recife, para tratar o quadro de enfisema pulmonar. A enfisema é uma doença respiratória grave que se desenvolve nos pulmões de quem fumou cigarro por muitos anos.

Apesar de ter deixado de fumar, o sistema respiratório do ator ficou bastante comprometido. De acordo com a filha do ator, Lilian Pimentel, ele foi levado ao Hospital na última quinta-feira e o estado de saúde é estável.

“Ele está estável. Ontem, fez uma tomografia para saber o motivo de não está respirando bem. Ele respira com aparelhos,mas não está entubado”, disse Lilian sobre a situação do pai.

Além dos problemas respiratórios, José Pimentel sofre com problemas no sistema digestivo. Recentemente, o ator passou por uma cirurgia no fígado. A filha do ator revelou que o ator apresentou um quadro de icterícia, que é quando a pessoa fica com a pele amarelada e apresenta sinais de cansaço.

“Percebi que ele não estava bem quando vi o rosto um pouco amarelado após voltar de uma viagem ao interior”, enfatiza Lilian se referindo a uma viagem que José Pimentel fez à Serra Talhada, onde dirige o espetáculo ao ar livre “O massacre de Angico – A morte de Lampião”.

José Pimentel faz aniversário hoje. O artista está sob os cuidados dos médicos especialistas Henrique Guido e Roberto Borges, que já há muitos anos acompanham a família. As visitas estão restritas aos familiares e amigos mais próximos. Em comunicado enviado à imprensa, os familiares de Pimentel pedem orações do público para o seu restabelecimento.

Escute a reportagem de Rafael Carneiro:

Leia o comunicado da família:

A família do ator e diretor José Pimentel comunica à sociedade pernambucana e à imprensa que ele encontra-se internado no Hospital Esperança Recife para tratamento de um enfisema pulmonar.

José Pimentel tem 84 anos e há 21 dirige e atua na Paixão de Cristo do Recife, tendo sido substituído no papel título de Jesus este ano.

Pimentel é precursor dos dramas da Paixão de Cristo em Pernambuco, tendo sido fundador da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém há 52 anos.

Ele está na UTI, aos cuidados dos médicos especialistas Henrique Guido e Roberto Borges, que já há muitos anos acompanham a família. As visitas ao paciente estão restritas aos familiares e amigos mais próximos. Os familiares de Pimentel pedem, a todos, orações para o seu restabelecimento.

Escute a entrevista com Lilian Pimentel, filha do ator e diretor:

Patrimônio Vivo

No ano passado, José Pimentel foi reconhecido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) como um dos 51 patrimônios vivos do estado pela sua contribuição ao teatro e à arte.

Paixão de Cristo

Desde 1978 que José Pimentel vive o papel de Jesus no teatro. Começou na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e seguiu até 1996. No ano seguinte, organizou a Paixão de Cristo do Recife, seguindo no papel principal até 2017. A versão do Recife começou no Estádio do Arruda e se mudou para o Marco Zero.

Este ano, o ator decidiu passar o bastão para o ator potiguar Hemerson Moura, de 39 anos, que foi escolhido em uma seleção.