SAÚDE

Campanha: Pernambuco já vacinou 9% das crianças contra polio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Polio teve início no dia 6 de agosto e a SES pretende vacinar 544 mil crianças

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/08/2018 às 14:00
Acervo/ Agência Brasil
FOTO: Acervo/ Agência Brasil

Cerca de 9% das crianças se vacinaram contra pólio e sarampo na primeira semana da campanha, em Pernambuco. Com a ação nacional, que segue até o dia 31 de agosto, a Secretaria Estadual de Saúde pretende vacinar 544 mil crianças, com idade entre 1 e 4 anos.

No próximo sábado (18) acontece o Dia D de Mobilização Nacional. Em Pernambuco, todos os postos estarão abertos das 8h às 17h para imunizar crianças que ainda não foram vacinadas.

Segundo a coordenadora do Programa de Vacinação do Estado, Ana Catarina Melo, é importante levar a criança que ainda não foi vacinada.

Para a coordenadora, existem muitos fatores que agravam a baixa cobertura de vacinação. Entre eles, o movimento anti-vacinação, disseminado principalmente nas redes sociais. “É um movimento que ocorre na Europa. No Brasil ele ainda não é tão forte, mas ele vem aparecendo e demonstrando que está ali presente”, disse.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

Ministério da Saúde alerta

O Ministério da Saúde reforçou que a atualização das informações é importante para que se saiba a real situação do país em relação à cobertura vacinal. A doença, que é altamente contagiosa, era considerada erradicado do Brasil desde 2016.

Mas, neste ano, mais de mil casos de sarampo já foram confirmados no país. A maior parte das infecções foi registrada no Amazonas e em Roraima.