ESTADO DE SAÚDE

Familiares pedem orações para o eterno Cristo José Pimentel

O ator e diretor está internado em estado grave na UTI de um hospital particular. José Pimentel, que interpretou o Cristo quase 40 anos, de completou 84 anos na unidade de saúde

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 13/08/2018 às 7:52
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

O ator e diretor José Pimentel está internado na UTI do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central do Recife, desde a última sexta-feira (10). O pernambucano de Garanhuns está em estado grave e a família pede orações e bons pensamentos para a recuperação do ator. Pimentel completou 84 anos no último dia 11.

Pimentel: Não é fácil tirar a pele do Cristo que vesti por tantos anos

José Pimentel sofre de enfisema pulmonar, doença grave que dificulta a respiração ou provoca tosse ininterrupta. Ele está sedado e sendo submetido a hemodiálise para não comprometer as funções renais. As visitas estão restritas por determinação médica. A filha do ator, Lilian Pimentel, afirma que está preocupada com a saúde do pai:

Com muito trabalho conseguimos, diz Pimentel sobre Paixão do Recife
Não acho que era necessário, diz Pimentel sobre saída da Paixão de Cristo

Eterno Cristo

Durante toda a sua carreira, Pimentel já deu vida ao papel de Jesus Cristo por quase 40 anos. Ele começou a interpretar o Nazareno ainda nas ruas de Fazenda Nova, em "Drama do Calvário", embrião da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Para as montagens da Paixão de Cristo de Brejo da Madre de Deus, o ator interpretou um soldado romano, Pilatos, o demônio e, finalmente em 1978, interpretou o papel de Jesus. Pimentel ficou na montagem até o ano de 1996, quando saiu fazendo críticas à produção.

Em 1997, José Pimentel criou a Paixão de Cristo do Recife, inicialmente encenada no Arruda e, em seguida, transferida para o Marco Zero. Em 2016, o ator teve problemas de saúde e ficou internado por 12 dias, o que gerou incertezas sobre sua presença na montagem da Paixão de Cristo de 2017. Desafiando os boletins médicos e descrença geral, José Pimentel assumiu o papel nas apresentações desse ano.

Em 2018, Pimentel foi substituído este ano por Hemerson Moura na Paixão de Cristo do Recife. Após o cancelamento do espetáculo por falta de recursos, a peça foi encenada por menos tempo do que era realizada nos anos anteriores.