Trânsito

Obra da Compesa modifica o trânsito da Zona Sul do Recife


Recuperação de estação de tratamento de esgoto deve fechar trecho de rua do Cabanga por até 90 dias, segundo Compesa

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 13/08/2018 às 16:23
Google Street View
FOTO: Google Street View
Leitura:

Os motoristas que trafegam pelo bairro do Cabanga, na Zona Sul do Recife, deverão estar mais atentos ao trânsito na região a partir desta segunda-feira (13). Durante os próximos três meses, em função de obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), um trecho de 60 metros da rua Comandante Antônio Manhães de Matos estará interditado no sentido Cabanga - Boa Viagem. A intervenção faz parte de um conjunto de ações de recuperação e modernização da maior estação de tratamento de esgoto do Recife, a ETE Cabanga.

A partir das 9h30 desta segunda-feira, os condutores que desejarem seguir do bairro do Cabanga em direção ao Pina ou Boa Viagem, em vez de seguirem até o fim da rua Comandante Antônio Manhães de Matos, devem entrar na Rua Bituri e acessar a avenida Engenheiro José Estelita - que terá duplo sentido no trecho alterado durante o período da obra - para depois alcançarem a avenida Saturnino de Brito e continuarem o trajeto pela ponte governador Paulo Guerra.

Para os veículos leves e ônibus que seguem da avenida Engenheiro José Estelita para Boa Viagem, via avenida Saturnino de Brito, a mudança será o estreitamento de faixa no trecho final da José Estelita. Os veículos pesados (caminhões e carretas) que vêm do Estelita e querem chegar ao Pina deverão fazer o desvio obrigatório pela Rua Capitão Temudo. Para os motoristas que chegam ao Cabanga via viaduto Capitão Temudo não haverá alterações no percurso.

A obra, que está dentro de um pacote de investimento de R$ 3,5 milhões, tem como objetivo permitir a abertura de uma vala com profundidade de cinco metros e meio para o remanejamento de 45 metros de tubulações de esgoto com pouco mais de um metro de diâmetro. Após a instalação, espera-se a melhoria do processo de entrada de resíduos líquidos na etapa inicial do tratamento de esgoto, conhecida como gradeamento.

Orientação

Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão atuando no trecho interditado e nas áreas de desvio para orientar os motoristas.

Linhas de ônibus

Por causa da obra, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterou o itinerário de linhas de ônibus que passam pelo local. A mudança atinge quinze linhas e tem início também nesta segunda (13). Com a alteração, a parada de número 180053, localizada na Avenida Saturnino de Brito, será desativada provisoriamente. A opção para o passageiro é a parada implantada na Rua Capitão Temudo, em frente à TN Produções.

Confira:

014 - Brasília (Conde da Boa Vista) - via Príncipe

018 - Brasília Teimosa

031 - Shopping Center (terminal Residencial Boa Viagem)

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista) - via Rua do Príncipe aos sábados

033 - Aeroporto

036 - Aeroporto (Bacurau)

038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)

039 - Setúbal (Príncipe)

044 - Massangana (Boa Vista)

062 - Jardim Piedade

063 - Jardim Piedade (Bacurau)

069 - Conjunto Catamarã

072 - Candeias (Opcional)

073 - Candeias (Bacurau)

195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

Itinerário provisório: ...Av. Dr. José Estelita, Rua Capitão Temudo, Av. Saturnino de Brito (acesso à Ponte Governador Paulo Guerra), Ponte Governador Paulo Guerra.


Mais Lidas