LUTO

José Pimentel será sepultado caracterizado de Jesus Cristo

O ator José Pimentel faleceu aos 84 anos nesta terça-feira (14) em decorrência de um enfisema pulmonar

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/08/2018 às 13:34
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O ator José Pimentel, que faleceu aos 84 anos nesta terça-feira (14), será sepultado com a roupa que utilizava para interpretar Jesus Cristo. Esse era um desejo do artista e será respeitado pela família. A informação foi confirmada pela filha de Pimentel.

Ele estava internado no Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central do Recife, desde a última quarta-feira (8) e faleceu em decorrência de um enfisema pulmonar.

Nesta tarde, às 15h vai ser realizada uma missa para os familiares e amigos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e às 16h será aberto o velório para o público. O corpo do ator será sepultado nesta quarta-feira (15), às 8h.

Confira os detalhes na reportagem de Mário Oliveira:

História

José Pimentel durante encenação do espetáculo da Paixão de Cristo do Recife
José Pimentel durante encenação do espetáculo da Paixão de Cristo do Recife
Acervo/ JC Imagem

Foi no papel de Jesus Cristo que ele será eternamente lembrado. O ator, diretor e jornalista José Pimentel, de 84 anos, viveu por 39 o personagem mais importante para os cristãos. Com personalidade forte e muita persistência, levantou a bandeira do teatro pernambucano na década de 1960 e teve como principal mestre, Ariano Suassuna.

José Pimentel nasceu em Garanhuns, no Agreste do Estado, e era o mais velho de quatro filhos. Apesar da desenvoltura nos palcos, no início era bem diferente.

Mas o teatro nunca ficou longe de Pimentel. Já aqui no Recife ele começou a encenar o personagem de Pilatos no grupo dramático paroquial de Água Fria. Depois, chegou à Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, onde se consagrou no papel de Jesus.

Saiba os detalhes na reportagem de Natalia Hermosa:

Em 1996, deixou as apresentações em Brejo da Madre de Deus envolvido numa polêmica. José Pimentel não aceitava que atores de fora do Estado assumissem os papéis principais da Paixão.

Acreditando no potencial que tinha como ator e na história de vida de Jesus Cristo que segue encantando multidões há mais de 2 mil anos, Pimentel montou o espetáculo mais famoso da capital pernambucana.

O local escolhido por ele não podia ser outro, apesar de alvirrubro, o maior estádio do Recife era o Arruda então ele decidiu que montaria lá o seu palco.

Sempre com casa cheia, a Paixão de Cristo do Recife tomou uma proporção que extrapolou os limites do estádio, passando a ser encenado em áreas livres como o Forte do Brum e o Marco Zero.