Saúde

Censo de arboviroses revela impacto de zika, dengue e chicungunha no Recife

Fiocruz fará pesquisa de arborviroses em 990 residências no Recife colhendo sangue de mais de 3 mil

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 21/08/2018 às 15:37
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

A partir desta semana, a Fiocruz Pernambuco dá início ao Inquérito de Arboviroses do Recife, que identificará os números de casos (novos e antigos) de zika, chicungunha e dengue em diferentes níveis socioeconômicos da cidade. A previsão é colher, nas residências selecionadas, informações de mais de três mil pessoas, entre 5 e 65 anos, que também passarão por exames de sangue.

A pesquisa pretende revelar a magnitude e o real impacto dessas doenças na população, além de avaliar a suscetibilidade e o risco de epidemia futuras, com a finalidade de propor estratégias de controle mais eficazes.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde, que consideram os registros de adoecimento deste ano (até 4 de agosto), revelam que foram notificados 14.649 casos de dengue (3.451 confirmados), 1.932 de chicungunha (295 confirmados) e 565 de zika (30 confirmados). Entre os 50 óbitos notificados, um foi confirmado para dengue e outros sete foram descartados como tendo relação com as arboviroses. Permanecem 42 mortes em investigação no Estado.

Saiba mais na matéria de Mário Oliveira