FEMINICÍDIO

Seis homens foram presos em Pernambuco na Operação Cronos

No balanço divulgado nesta sexta-feira (24) mais de mil pessoas foram presas em todo o Brasil na Operação Cronos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/08/2018 às 23:55
Juca Varella/ Fotos Públicas
FOTO: Juca Varella/ Fotos Públicas

Mais de mil pessoas foram presas e 71 adolescentes apreendidos na operação da polícia civil de combate a homicídios e feminicídios, deflagrada nesta sexta-feira (24) em todo o Brasil. mais de 6 mil policiais civis participaram da Operação Cronos. Um balanço divulgado no fim da tarde desta sexta contabiliza mil e 27 prisões. Em Pernambuco, seis homens foram presos. Dois mandados de prisão precisaram ser antecipados para proteger a vida das vítimas, e foram cumpridos na última quarta-feira (22), no Cabo de Santo Agostinho.

Max Muller da Silva, de 29 anos, foi preso por ameaçar a ex-companheira. Segundo a polícia, ele tem um extenso histórico criminal por homicídio, tráfico e porte de arma de fogo. Leonardo Manoel da Silva, de 35 anos, também teve a prisão antecipada, em cumprimento a um mandado decretado pelo juiz da vara de violência doméstica e familiar. O motivo foi o descumprimento de uma medida protetiva.

Ouça os detalhes com Marcela Maranhão

A Operação Cronos é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis. A ação foi definida em julho, durante a reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

De acordo com o ministro, essa megaoperação é o exemplo, na prática, do funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com a integração das polícias com o Ministério Público e o Poder Judiciário que, neste caso, tem o objetivo de combater a violência, especialmente o feminicídio.

As investigações também contaram com o apoio da coleta de material genético que deve chegar a um banco de dados até o fim do próximo ano com 130 mil DNAs coletados.