ELEIÇÕES

Rádio Jornal realiza primeiro debate entre candidatos ao governo de PE

O debate acontece nesta terça-feira (28) das 10h às 12h, durante a Super Manhã, com transmissão ao vivo pela frequências AM e FM e pela internet

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/08/2018 às 16:49
Artes/ SJCC
FOTO: Artes/ SJCC

Nesta terça-feira (28), a Rádio Jornal realiza o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Pernambuco. O debate acontece das 10h às 12h, durante a Super Manhã, com transmissão ao vivo pela frequências AM e FM da emissora e por todas as filiadas no Estado, em Garanhuns, Caruaru, Petrolina, Pesqueira e Limoeiro, e também pela internet, no site da Rádio Jornal e nas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

Estarão presentes quatro candidatos ao governo estadual, escolhidos de acordo com a representação do seu partido no Congresso Nacional. Dani Portela (PSOL), Maurício Rands (PROS), Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB), foram os convidados para a participar do debate. O comunicador Geraldo Freire será o responsável pela mediação.

Dinâmica do debate

O debate será dividido em quatro blocos, nos quais os candidatos farão perguntas entre si e responderão a perguntas de candidatos oponentes e jornalistas do SJCC. Na bancada, o posicionamento de cada um dos convidados foi definido por sorteio.

Logo de início, cada um dos candidatos terá um minuto para responder a pergunta: por que quero ser governador de Pernambuco? Ainda no primeiro e terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si de tema livre. Cada pergunta deve ser formulada em até 30 segundos, com repostas de um minuto e 30 segundos. Réplica e tréplica terão tempo limite de um minuto.

O candidato que responder fará a pergunta para outro candidato que ainda não perguntou e nem respondeu. O último candidato a perguntar fará a pergunta para aquele que iniciou o bloco.

No segundo e no quarto blocos, cada candidato responde perguntas de comunicadores da rede de emissoras da Rádio Jornal, no máximo, uma vez. Será sorteada a ordem dos perguntadores e a sequência de quem irá responder. A pergunta deverá ter 30 segundos e a resposta em até 1 minuto e 30 segundos. O jornalista terá direito a nova intervenção por 30 segundos. O candidato terá uma tréplica de 1 minuto.

O encerramento do quarto bloco terá 1 minuto para cada convidado destinado a considerações finais.

Caso o tempo seja estourado pelos candidatos, o microfone será cortado imediatamente e voltado para o mediador do debate.

Em casos de agressões verbais, de cunho pessoal e que digam respeito à vida privada dos candidatos, o mediador advertirá uma vez o candidato que cometer o ato e, em caso de reincidência, o microfone será desligado.

Excessos, em casos de calúnia, injúria e difamação, serão punidos com direito de resposta de 1 minuto e o assunto abordado deve limitar-se ao fato que ensejou o benefício da resposta. A concessão de resposta será decidida por uma comissão formada por representantes da assessoria jurídica do debate e um representante da OAB. A decisão da comissão não cabe contestação.