Mais dois casos de sarampo confirmados em Pernambuco

Até o momento, os quatro casos de sarampo confirmados em Pernambuco surgiram em membros de uma mesma família do Recife

ALERTA
Mais dois casos de sarampo confirmados em Pernambuco

Pernambuco registrou quatro casos de sarampo até o momento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Mais duas pessoas foram confirmadas com sarampo em Pernambuco. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29). Os novos casos surgiram em familiares das outras duas vítimas identificadas no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife, as ocorrências foram em dois adolescentes, de 13 (sexo masculino) e 19 anos (sexo feminino).

Um membro da família, um homem 27 anos, viajou para Manaus, capital do Amazonas, Estado que enfrenta surto da doença, no início de julho. O homem e uma sobrinha dele de 2 anos foram diagnosticados com sarampo na semana retrasada. A quinta pessoa investigada, uma mulher de 42 anos que tinha relação com o grupo familiar, foi descartada para o sarampo.

As secretarias ressaltam que os 4 casos confirmados são do mesmo grupo investigado desde o início de julho. “Até o momento, não foi notificado nenhum outro caso secundário oriundo dessas ocorrências, o que sugere a quebra da cadeia de transmissão”, diz a nota.

As Secretarias de Saúde ratificam que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas. Todos os órgãos continuam vigilantes para a situação e reforçam com os serviços de saúde a necessidade da notificação imediata de um caso suspeito, para que as medidas sejam realizadas e, com isso, possa ser quebrada a cadeia de transmissão.

Novo Dia D

O Ministério da Saúde informou nesta semana a recomendação para um novo Dia D no próximo sábado (1º) nos municípios que ainda não atingiram meta. Em Pernambuco, 40 municípios já atingiram a meta mínima de 95% para poliomielite e sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ratifica a recomendação do MS e informa que continuará monitorando as coberturas vacinais até a sexta-feira, para dar as orientações necessárias aos municípios.

Casos no Estado

Em 2018, Pernambuco notificou 128 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 74 foram descartados, 4 confirmados e os demais estão em investigação. Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.