ALERTA

Mais dois casos de sarampo confirmados em Pernambuco

Até o momento, os quatro casos de sarampo confirmados em Pernambuco surgiram em membros de uma mesma família do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/08/2018 às 16:46
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Mais duas pessoas foram confirmadas com sarampo em Pernambuco. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29). Os novos casos surgiram em familiares das outras duas vítimas identificadas no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife, as ocorrências foram em dois adolescentes, de 13 (sexo masculino) e 19 anos (sexo feminino).

Um membro da família, um homem 27 anos, viajou para Manaus, capital do Amazonas, Estado que enfrenta surto da doença, no início de julho. O homem e uma sobrinha dele de 2 anos foram diagnosticados com sarampo na semana retrasada. A quinta pessoa investigada, uma mulher de 42 anos que tinha relação com o grupo familiar, foi descartada para o sarampo.

As secretarias ressaltam que os 4 casos confirmados são do mesmo grupo investigado desde o início de julho. “Até o momento, não foi notificado nenhum outro caso secundário oriundo dessas ocorrências, o que sugere a quebra da cadeia de transmissão”, diz a nota.

As Secretarias de Saúde ratificam que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas. Todos os órgãos continuam vigilantes para a situação e reforçam com os serviços de saúde a necessidade da notificação imediata de um caso suspeito, para que as medidas sejam realizadas e, com isso, possa ser quebrada a cadeia de transmissão.

Novo Dia D

O Ministério da Saúde informou nesta semana a recomendação para um novo Dia D no próximo sábado (1º) nos municípios que ainda não atingiram meta. Em Pernambuco, 40 municípios já atingiram a meta mínima de 95% para poliomielite e sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ratifica a recomendação do MS e informa que continuará monitorando as coberturas vacinais até a sexta-feira, para dar as orientações necessárias aos municípios.

Casos no Estado

Em 2018, Pernambuco notificou 128 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 74 foram descartados, 4 confirmados e os demais estão em investigação. Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos.