IMIGRANTES

Declaração de Temer sobre fronteira gera incerteza para venezuelanos e brasileiros

Pelas estimativas oficiais, de 800 a 700 imigrantes venezuelanos entram no Brasil por Roraima todos os dias. Presidente afirmou que poderia distribuir senhas para entrada no País

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 30/08/2018 às 11:55
Foto: Marcelo Camargo/Ag Brasil
FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Ag Brasil

A declaração do presidente Michel Temer sobre a possibilidade do governo distribuir senhas para controlar a entrada de venezuelanos no Brasil, fez a secretaria de comunicação social da Palácio do Planalto divulgar uma nota corrigindo a informação. A Presidência informou que o governo não pretende limitar o ingresso de venezuelanos a partir da distribuição de senhas e também negou a possibilidade de fechamento da fronteira com a Venezuela, como defendem algumas autoridades de Roraima.

Venezuela diz receber milhares de pedidos de ajuda para voltar ao País

A alternativa de distribuição de senhas foi cogitada pelo presidente Michel Temer em entrevista à Rádio Jornal. Na nota, a secretaria afirma que o mecanismo das senhas "visa aprimorar um processo de atendimento humanitário em Roraima, o que não pode ser confundido, em hipótese alguma, com fechamento à entrada de venezuelanos no Brasil".

O comunicado da Presidência da República informa ainda que o governo ao promover a interiorização dos venezuelanos busca "melhorar os mecanismos de controle" para que se tornem "mais eficientes no atendimento aos refugiados", mas ressalta que há uma preocupação também de "preservar as estruturas de atenção às famílias brasileiras".

Imigrantes

Pelas estimativas oficiais, de 800 a 700 imigrantes venezuelanos entram no Brasil por Roraima todos os dias. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem estatísticas que apontam que cerca de 30,8 mil venezuelanos vivem no Brasil atualmente. Destes, aproximadamente 10 mil cruzaram a fronteira somente nos seis primeiros meses de 2018.

Raul Jungmann acusa candidatos de usar tensão com venezuelanos para ganhar eleições
ONU critica restrições a venezuelanos na América Latina

Nesta quarta-feira foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da Lei e da Ordem em Roraima. A autorização vale para algumas áreas específicas, no caso, as faixas de fronteira e as rodovias federais até 12 de setembro.

O decreto foi anunciado na terça-feira pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Na ocasião, Temer disse que a medida é para dar segurança aos brasileiros que vivem em Roraima e também aos venezuelanos que entram no Brasil pelo estado, fugindo da crise no país vizinho.