VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEXISTA

Mais de 7 mil medidas protetivas a mulheres já foram concedidas este ano em PE

Durante todo o ano de 2017, 8.875 medidas protetivas foram concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica no Estado. Delegada afirma que agressões deixam de acontecer em 99% dos casos após a medida

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/09/2018 às 10:32
Fotos Públicas
FOTO: Fotos Públicas

A cada uma hora, o Tribunal de Justiça de Pernambuco recebe um pedido de medidas protetivas. A solicitação é feita para proteger mulheres vítimas de violência doméstica e que se sentem ameaçadas.

Tristeza e silêncio no sepultamento de aposentada morta pelo marido

As medidas protetivas estão previstas na Lei Maria da Penha. São decisões judiciais que impõem condutas aos agressores. E que, se não forem cumpridas, podem levá-los a prisão. Entenda na reportagem de Natália Hermosa e Isa Maria:

Cantoras se unem em clipe para enfrentar a violência contra a mulher
Mais de 10 mil processos de feminicídio aguardavam decisão em 2017

Dados do Tribunal de Justiça de Pernambuco apontam que é cada vez maior o número de mulheres que solicitam a proteção. Em 2016, 9.348 medidas foram solicitadas. Em 2017, 10.200 mulheres fizeram o pedido. Um aumento de quase 10%.

Cinco mulheres são mortas em menos de 24 horas no Estado

Nos seis primeiros meses deste ano, foram contabilizadas 7.764 solicitações. Apesar do acréscimo assustador, a desembargadora e coordenadora da Mulher, Daisy Andrade, acredita que os dados, na verdade, refletem a confiança das vítimas na Justiça.

Mulher é encontrada esquartejada em matagal de Ipojuca

A maioria dos pedidos vem da Polícia Civil, onde as vítimas denunciam os agressores. No Recife, só no primeiro semestre de 2017, o departamento de Polícia da mulher solicitou 1.172 medidas protetivas. No mesmo período deste ano, os números chegaram a 1.561, quase 25% a mais.

Professora é morta a facadas no Cabo e ex-marido é principal suspeito

A delegada titular da Delegacia da Mulher, Ana Elisa sobreira, afirma que, a cada cem mulheres que registram um boletim de ocorrência, 95 delas pedem as medidas. Ela garante ainda, que em 99% dos casos, as agressões deixam de acontecer.

No Dia das Mães, mulher é morta pelo marido na Zona Norte do Recife

Segurança para a vida

Foi assim com uma estudante, de 32 anos, que não pode ser identificada. Ela viveu dez anos num relacionamento abusivo. Diante de tudo isso, a jovem decidiu se separar. Em meio a algumas discussões, o agressor tentou matá-la. Foi aí que ela decidiu prestar uma queixa na delegacia e pedir as medidas protetivas.

Vítima teria tentado denunciar ex-marido, mas delegacia estava fechada

Assim como a Polícia Civil, o Ministério Público também pode solicitar as medidas. A promotora de Justiça, que atua na II Vara de Violência Doméstica, Giovana Belfort, esclarece que a instituição acompanha todo o processo.

Mulher é morta com golpes de peixeira pelo ex-marido em Timbaúba

O Centro de Referência Clarice Lispector, que é vinculado a Prefeitura do Recife, criado há 15 anos, já atendeu 8.875 mulheres vítimas de violência doméstica. Quem procura o espaço recebe Assistência Jurídica e psicológica. A coordenadora do Centro, Avani Santana, revela que nos últimos anos a procura pelos serviços cresceu muito.

Mulher é apedrejada pelo ex-companheiro em Bonito

Acompanhamento

Para reforçar essa rede de combate à violência doméstica, foi lançada em março deste ano, a brigada maria da penha. Formada por guardas municipais que receberam treinamentos específicos para acompanhar mulheres que estão sob medidas protetivas. Danusa Leite faz parte do grupo conta como é feito o trabalho.

Grávida de 4 meses é espancada pelo companheiro no Recife

Medidas concedidas

O tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu em 2016, 7.681 medidas protetivas. Em 2017 foram 8.875, e em 2018, até o último dia 14 de agosto, esse número já passava dos 7.303.

Morre mulher que foi espancada pelo ex-companheiro na Guabiraba

A mulher que precisa de ajuda ou orientação pode procurar o Centro de Referência Clarice Lispector pelo telefone 0800 281 0107.

TJPE nega recurso do acusado de matar Tássia Mirella e mantém júri popular