ENTREVISTA

AVC que acometeu Graça Araújo é imprevisível, diz neurologista

De acordo com o neurologista Gláucio Veras, esse tipo de AVC não é causado por exercícios físicos. Graça Araújo passou mal na academia e foi internada

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 07/09/2018 às 9:13
Léo Motta/ JC Imagens
FOTO: Léo Motta/ JC Imagens

O neurologista Gláucio Veras concedeu entrevista à Rádio Jornal sobre o tipo de Acidente Vascular Cerebral que acometeu a jornalista e apresentadora Graça Araújo, que está internada na UTI do Hospital Esperança. De acordo com o neurologista, o AVC Hemorrágico é imprevisível.

Para o neurologista, pequenos aneurismas e acidentes cerebrais podem ser causados por esforço físico ou até pelo uso de brinquedos em parques de diversões, mas não o que atingiu a apresentadora. Ele afirma que quem leva uma avida ativa tem menos fatores de risco para a doença, mas não existe como evitar. "Existem causas genéticas", diz.

Hospital Esperança divulga nota sobre o estado de saúde de Graça Araújo
Graça Araújo: hospital desmente boatos sobre morte da jornalista

Coma profundo

O coma profundo pode ter duas origens: pela doença ou induzido. Quando acontece um AVC, os médicos podem decidir induzir o estado de coma para que o paciente poupe energias e responda melhor ao tratamento. Se o coma vier em decorrência da própria doença, é um prognóstico mais difícil.

Recuperação

Para o neurologista, a recuperação vai depender do grau da lesão. A recuperação, de acordo com ele, pode deixar sequelas permanentes. "É um dos quadros mais graves que podem haver em neurologia", diz.