GRAÇA ARAÚJO

Neurologista explica como acontece um AVC, doença que acometeu Graça Araújo

Neurologista conta que quando uma artéria se rompe, o sangue sai de dentro dela e vai para o cérebro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/09/2018 às 0:06
Léo Motta/ JC Imagens
FOTO: Léo Motta/ JC Imagens

Em entrevista à Rádio Jornal, o neurologista Igor Brusk falou sobre os tipos de acidente vascular cerebral (AVC), doença que acometeu a jornalista Graça Araújo nesta quinta-feira (6).

O neurologista explicou que quando uma artéria se rompe, o sangue sai de dentro da artéria para dentro do cérebro.

“Quando uma artéria se rompe, o sangue sai de dentro da artéria para o cérebro. Alguns casos podem levar a um AVC hemorrágico. Alguns estão relacionados a maus hábitos como fumo e bebida alcoólica, outros tem a ver com má formação do cérebro ou ruptura de um aneurisma. No caso do aneurisma, não sabemos que temos. É um quadro muito súbito e a gente só descobre com a ruptura", afirmou Igor. A direção médica do Hospital Esperança, onde a jornalista está internada, informou que Graça encontra-se em estado grave e respira com auxílio de aparelhos.

Sobre sequelas, Igor Brusk falou que em alguns casos a recuperação é total. “"Em alguns casos há sequelas, mas é bem variável. Há recuperações de 100% e algumas com sequelas. Geralmente, é preciso um tempo, varia de pessoa para pessoa. É necessário fonoterapia, fisioterapia, mas depende do quadro apresentado em cada caso", concluiu o médico.

Ouça a entrevista na íntegra

Entenda

A apresentadora Graça Araújo, da Rádio jornal e TV Jornal, passou mal no início da noite desta quinta-feira (6), quando estava na academia onde costumava treinar, no bairro de Boa Viagem. Ela foi socorrida pelo SAMU e está sendo acompanhada pela equipe de cardiologia do Hospital Esperança, na área central do Recife.

Em nota, a direção médica do Hospital Esperança informou que a apresentadora teve um acidente vascular cerebral hemorrágico extenso e respira com ajuda de aparelhos.