PREVENÇÃO

Setembro amarelo começa com ações de prevenção ao suicídio em PE

Em Pernambuco, a taxa de suicídio é de 3,3 casos por 100 mil habitantes

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 10/09/2018 às 9:01
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Celebrado nesta segunda (10), o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio dá abertura a uma série de ações em Pernambuco este mês. As atividades fazem parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Palestras, rodas de debates, simpósios, capacitação de profissionais da saúde e exibição de filmes são algumas das ações que acontecem da capital ao Sertão. As atividades tem como objetivo trazer o suicídio para a discussão em sociedade, falando sobre sua gravidade e as formas de evitá-lo.

Nesta segunda-feira será realizado, às 14h, o Encontro Intersetorial com a Educação, com o tema “Prevenção ao Suicídio: Olhar Integrado para Promoção de Estratégias de Atenção e Cuidado”. O evento acontecerá no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, 1259, em Santo Amaro, e pretende reunir cerca de 200 profissionais da Rede de Atenção Básica, Saúde Mental e da Secretaria Municipal de Educação.

Alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. O ato é apontado como a segunda principal causa de morte mundial entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, a taxa mundial de suicídios, em 2015 , foi de 10,7 casos por 100 mil habitantes no mundo. No Brasil, essa taxa foi de 6,3 por 100 mil habitantes, e em Pernambuco, 3,3 por 100 mil habitantes. No Recife o quantitativo variou de 3,45 para 100 mil pessoas, em 2010, para 3,71 por 100 mil habitantes em 2015.

No Recife, as tentativas de suicídio são captadas pela notificação decorrente de Intoxicação Exógena ou Violência Interpessoal. Entre 2010 e 2017, foi constatada uma média anual de 469 casos de tentativa de suicídios na capital pernambucana. De acordo com esse levantamento, as mulheres tentaram se suicidar mais que os homens. O mesmo estudo apontou que a idade com mais tentativas de suicídio é entre os 20 e 39 anos. Já no caso dos que se mataram, a maior presença é masculina (67% dos casos).