Eleições

Bolsonaro tem uma rejeição consolidada, diz cientista político

Para cientista político, expectativa era de que as intenções de voto de Bolsonaro aumentassem após atentado em MG

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 11/09/2018 às 14:08
Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Diego Nigro/JC Imagem

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, viu sua rejeição aumentar na última pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, chegando a casa dos 43%. O número surpreendeu, visto que a expectativa era de que as intenções de voto do candidato, que permaneceram na casa dos 24%, aumentasse depois do atentado sofrido em Juiz de Fora-MG na semana passada.

Para o cientista político Antônio Lavareda, os números mostram que a rejeição do candidato está consolidada principalmente em grupos específicos, principalmente entre as mulheres e os mais pobres. "O que se esperava era uma pequena redução desse montante de rejeição. Isso mostra que a rejeição a Bolsonaro ela tá consolidada entra as mulheres e eleitores mais pobres. Eu esperava um crescimento de 3%, mas a rejeição dele mostrou uma consolidação surpreendente", disse.

Em relação a Marina Silva (REDE), candidata que caiu nas pesquisas, Lavareda avalia que duas forças impedem o crescimento da ex-senadora. "Há duas forças que tracionam o eleitorado da ex-senadora e nesse momento subtraem suas intenções de voto. Ela vai perdendo votos mais pobres para Haddad, uma vez que ele vai se confirmando o candidato do Lula, e o voto evangélico ela está perdendo para Bolsonaro", finalizou.

Pesquisa Datafolha

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) atingiu 24% das intenções de voto em pesquisa divulgada hoje (10) pelo Instituto Datafolha. Ciro Gomes (PDT) teve 13% das preferências; Marina Silva (Rede), 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 11% e Fernando Haddad (PT), 9%.

De acordo com a pesquisa, Ciro tem 13%, Marina, 11%; Alckmin, 10%; e Haddad, 9%. Eles estão tecnicamente empatados, conforme margem de erro de dois pontos percentuais que pode oscilar para baixo ou para cima. A margem de pesquisa divulgada pelo Datafolha é de 95%.

Álvaro Dias (Pode) foi indicado por 3% dos eleitores entrevistados, o mesmo percentual de João Amoêdo (Novo) e de Henrique Meirelles (PMDB). Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patri) pontuaram com 1%. João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

Os brancos e nulos somaram 15% e não responderam ou não quiseram responder 7%.