'VULCANO'

Operação cumpre mandados para combater homicídios e tráfico no Recife

Dentre os mandados cumpridos na operação, uma foi direcionada ao sequestrador Jones, preso desde 2001

Elaine Santana
Elaine Santana
Publicado em 13/09/2018 às 8:01
Reprodução/Polícia Civil
FOTO: Reprodução/Polícia Civil

A 46° Operação de Repressão Qualificada, denominada de ‘Vulcano’, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) com o objetivo de prender integrantes de grupos criminosos voltados a prática de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa na Zona Sul do Recife. Na operação, foram cumpridos 13 dos 15 mandados de prisão nos bairros do Curado III, Vila dos Milagres, Lagoa Encantada, no Ibura e em Jordão Baixo.

De acordo com a Polícia Civil, outros quatro mandados de busca e apreensão também estão sendo realizados. Entre os presos, uma mulher, identificada como Cristine Batista dos Santos e um homem conhecido como Leonardo. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

As investigações contra essas organizações criminosas já vinham acontecendo desde julho de 2017. Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca do Recife. Foram acionados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ‘Vulcano’ está sendo coordenada pela à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e supervisionada pela Polícia Civil.

Jones

Entre os mandados efetuados, um foi cumprido contra o sequestrador Jonh Caetano Rodrigues, conhecido como Jones, que está preso desde 2001. Segundo a Polícia, Jones liderava essa quadrilha de dentro do presídio de Limoeiro, onde está atualmente.

A Polícia Civil informou que Jones comandava as ações desse grupo, principalmente no que se diz respeito aos homicídios e ao tráfico de drogas na Comunidade da Vila dos Milagres, no Ibura.

No último mês de abril, Jones também foi alvo da Operação Miracles, que expediu 50 mandados de prisão contra integrantes de grupos envolvidos em diversos homicídios e tráfico de drogas no Ibura.