VIOLÊNCIA

Pernambuco registrou 287 homicídios em agosto

Apenas 15 cidades do Estado não registraram assassinatos em 2018. Em agosto, Pernambuco registrou média diária de 9 homicídios e já totaliza 2.913 mortes no ano

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 13/09/2018 às 9:40
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta quinta-feira (13) mostraram que Pernambuco registrou uma média de nove homicídios por dia no mês de agosto. Segundo a SDS, esse número chegou a um total de 287 casos, contra 411 do mesmo mês do ano anterior. Isso significa que esse tipo de crime teve queda de 30%.

Em entrevista à Rádio Jornal, o secretário de Defesa Social Antônio de Pádua comemorou a melhoria nos índices. O mês foi o 9º consecutivo com redução de CVLI, no comparativo com o ano anterior. A queda se deu em todas as regiões e não houve nenhum assassinato em 93 cidades pernambucanas.:

Dados da SDS

De acordo com a Secretaria, da série história dos últimos 38 meses, agosto foi o menos violento dos últimos três anos. Comparando os números dos primeiros meses deste ano deste ano com os de 2017, os homicídios reduziram 22%.

Isso quer dizer que, 3.732 assassinatos foram registrados de janeiro a agosto de 2017 contra 2.913 óbitos no mesmo período deste ano, representando uma queda de 819 vítimas. O levantamento da SDS também apresentou que, do número de assassinatos registrados em agosto deste ano, 70,38% foram motivados pelo tráfico de drogas, acerto de contas e outras práticas criminais.

Logo depois vêm os conflitos nas comunidades, que registrou 16,03% do total desses homicídios. Os conflitos afetivos ou familiares (exceto feminicídio) apresentaram 4,88%, os latrocínios (2,79%) e, por fim, os feminicídios, que registraram 2,44%.

Crimes no Recife

A capital pernambucana registou 35 assassinatos no último mês de agosto, ante 49 no mesmo mês no ano anterior. Esse número representa uma queda de 29% em número de homicídios no estado. Em relação aos oitos primeiros meses do ano, a capital registrou uma retração de 26% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Área Integrada de Segurança 5, que abrange os bairros de Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Jaqueira, Tamarineira, Parnamirim, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Bomba do Hemetério e Morro da Conceição, retomaram ao patamar de fevereiro de 2014. Neste mês de agosto, foram registradas em 31 dias, cinco vítimas de assassinatos. Esse é o menor número dos últimos 54 meses.

RMR

Já a Região Metropolitana, que correspondem aos municípios vizinhos ao Recife, os homicídios tiveram uma queda mais tímida, de 14%, saindo de 114 para 98. A redução, se comparado com os outros primeiros meses desse ano com 2017, foi de 18%.

Interior

Nas Zonas da Mata, o número de assassinatos passou de 83 para 56, em relação ao mesmo período de agosto deste ano com o do ano passado. Esses resultados representam uma queda de 33% na região. Já em relação aos oitos primeiros meses do ano, a redução chegou 17% se comparado 2018 com 2017.

A diminuição em números desse tipo de crime teve destaque no Agreste de Pernambuco. A redução chegou em 48%, caindo de 109 para 57 os óbitos apresentados no mês de agosto de 2018 em relação ao de 2017. A retração continua alta quando se compara o período dos oitos primeiros meses deste ano com o do ano passado: 31%.

Segundo a SDS, o Sertão teve queda de 27% se comparado com os meses de agosto de 2017 com o de 2018. Já de janeiro a agosto deste ano comparado com o ano passado, a queda foi de 413 para 360 (-13%)

Municípios sem registro

Ao todo, 93 municípios não registraram assassinatos e todas as regiões do Estado apresentaram recuo nos crimes contra a vida. Quinze cidades não conheceram homicídios em 2018 A relação apresentada pela Secretaria de Defesa Social, mostra que 93 municípios pernambucanos não tiveram registro de homicídios em agosto. Desse total, 15 ainda não registraram nenhum assassinato em 2018.

Confira a relação:

Gravatá,
Belo Jardim,
Pesqueira,
Brejo da Madre de Deus,
Ribeirão,
São Bento do Una,
Santa Maria da Boa Vista,
Rio Formoso,
Aliança,
Trindade,
São José da Coroa Grande,
Glória do Goitá,
Salgueiro,
Canhotinho,
Água Preta,
João Alfredo,
Cabrobó,
Sertânia,
Macaparana,
Tupanatinga,
Itaíba,
Feira Nova,
Capoeiras,
São João,
Lagoa do Carro,
Jupi,
Venturosa,
São Vicente Férrer,
Santa Maria do Cambucá,
Lagoa dos Gatos,
Primavera,
Joaquim Nabuco,
Afogados da Ingazeira,
Exu,
Parnamirim,
Jataúba,
Riacho das Almas,
Passira,
Corretes,
São José do Egito,
Bodocó,
Jurema,
Inajá,
Tacaibó,
Camocim de São Felix,
Cortês,
Saloá,
Chã Grande,
Orocó,
Sairé,
Jatobá,
São Benedito do Sul,
Belém de Maria,
Jucati,
Carnaubeira da Penha,
Alagoinha,
Santa Cruz,
Triunfo,
Betânia,
Ferreiros,
Manari,
Tacaratu,
Serrita,
Machados,
Brejão,
Cumaru,
Buenos Aires,
Frei Miguelinho,
Lagoa do Ouro,
Paranatama,
Itapetim,
Dormentes,
Palmeirina,
Terezinha,
Vertente do Lério,
Carnaíba Santa Terezinha,
Tuparetama,
Santa Filomena,
Moreilândia,
Calcado,
Iguaraci,
Afrânio,
Ibirajuba,
Camutanga,
Cedro,
Itacuruba,
Terra Nova,
Calumbi,
Brejinho,
Quixabá,
Salgadinho,
Distrito de Fernando de Noronha.