Ranking

Pernambuco é 20º em ranking de competitividade de Estados

Estudo divulgado nesta sexta-feira (14) avalia pilares como educação e infra-estrutura a em Pernambuco

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 14/09/2018 às 17:00
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

O Estado de Pernambuco aparece em 20° lugar no ranking de competitividade dos Estados, o estudo divulgado nesta sexta-feira, busca enumerar a atuação dos lideres públicos na melhoria da competitividade dos Estados. Analisando dez pilares estratégicos, como por exemplo: educação, infra-estrutura e eficiência da maquina publica, isso com base em sessenta e oito indicadores que são reavaliados uma vez por ano.

O economista José Fernandes, explica como são feitas as avaliações. “São indicadores estruturais, onde você tem os dados estruturais econômicos, que são obras de infra-estruturas, portos, aeroportos, ferrovias e saneamentos. Por outro lado, existem os indicadores sociais como saúde e educação, eles mostram um aspecto interessante, uma das principais carências da economia brasileira, é a falta de infra-estrutura.

Confira os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan

O ranking de competitividade varia de zero a cem, o zero representa a pior nota e cem a melhor. Pernambuco alcançou uma nota de 39,6 pontos, ficando abaixo da media nacional que é de 49,4 pontos, em 2015, Pernambuco tinha 51.4 pontos, caiu para 50.3 em 2016 e 40.8 no ano passado. O estudo é realizado desde 2011, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a B3, (Brasil, Bolsa, Balcão), Economist Inteligence United e Tendências Consultorias Integradas.