Recife tem Dia D de campanha de vacinação antirrábica

Objetivo de imunizar pelo menos 180 mil cães e gatos em Dia D de campanha de vacinação antirrábica no Recife

VACINAçãO
Recife tem Dia D de campanha de vacinação antirrábica

Dia D antirrábica acontece no Recife - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o objetivo de imunizar pelo menos 180 mil animais, o Recife inicia hoje a Campanha de Vacinação Antirrábica. A abertura oficial acontece às 8h, no Parcão do Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Mais de 400 locais de vacinação funcionarão neste Dia D, entre 8h e 17h.

Há pontos em localidades como a Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista; Praça do Entroncamento, nas Graças; Colônia dos Pescadores, em Brasília Teimosa; e Escola Apolônio Sales, no Ibura. Veja aqui lista completa. Nos locais de vacinação, os tutores receberão uma carteira de vacina para os animais com o registro da aplicação e o lote da vacina utilizada.

Os profissionais da rede municipal de Saúde e voluntários que participam da campanha foram capacitados nas últimas semanas, presencialmente no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e também por videoaula. O treinamento abordou temas como aspectos epidemiológicos da doença, conservação das vacinas, aspectos imunológicos nos animais, biossegurança para os envolvidos na vacinação e métodos de contenção segura de cães e gatos. “É importante uma grande mobilização, temos 1.200 pessoas trabalhando na campanha, entre profissionais, voluntários, estudantes e gestores, 110 veículos na logística. É uma megaoperação”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Segundo ele, a campanha prossegue por um mês.

A meta estipulada é vacinar pelo menos 80% da população de cães, e número igual ou superior de gatos vacinados em 2017 – representando, no total, cerca de 180 mil animais, entre cães e gatos. No último ano, 104.414 caninos e 36.519 felinos receberam a vacina. Ontem, a dona de casa Josenilda Barbosa já se preparava para vacinar Safira. “Vacinar evita a raiva, protege os bichinhos e a família toda”, destacou.

Saiba mais na reportagem de Kimberly Neri:

Grande Recife

Em Olinda, a meta deste ano é vacinar 46.893 cães e 8.860 gatos, totalizando 55.753 animais. Hoje, funcionarão pontos fixos de vacinação em locais como o Centro De Vigilância Ambiental De Olinda (Cevao), na Cidade Tabajara, e a Associação Boi Menino, em Peixinhos. A lista com todos os endereços está disponível no site da administração municipal.

Em Jaboatão dos Guararapes, cerca de 650 profissionais estarão de prontidão em 210 postos, das 8h às 17h para vacinação antirrábica. A meta é vacinar 66.812 cães e 19.565 gatos durante a campanha, um total de 86.377 animais. Neste Dia D, será possível vacinar cães e gatos em locais como a Escola Pedro Barros Filho, em Piedade, e a Unidade de Saúde Familiar (USF) Petronio Portela, em Prazeres. A lista completa está disponível aqui.

No Cabo de Santo Agostinho, foram disponibilizados cerca de 50 pontos em várias localidades, com atendimento das 8h às 17h. Há vacinação em pontos como a Praça Téo Silva, no Centro, a Escola Municipal Monteiro Lobato, na Cohab, e a Praça dos Milagres, em Ponte dos Carvalhos. Todos os locais de vacinação estão listados no site da prefeitura municipal.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.