Eleições

Boulos e Haddad divergem sobre indulto a Lula

Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT) defendem a liberação de Lula, mas divergem quanto ao indulto ao petista

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 18/09/2018 às 14:21
Arte/Rádio Jornal
FOTO: Arte/Rádio Jornal

Os presidenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT), divergem quanto ao indulto a Lula, preso em Curitiba. Apesar de defenderem a liberdade do petista, ambos candidatos, em entrevistas realizadas esta semana, defendem pontos diferentes no tocante a absolvição do ex-presidente.

Durante entrevista concedida ao G1, Fernando Haddad garantiu que Lula disse não querer nenhum 'favor'. "Lula não vai abrir mão da defesa da sua inocência. Ele é o primeiro dizer: ‘Eu não quero favor. Eu quero que os tribunais brasileiros e os fóruns internacionais reconheçam que eu fui vítima de um erro judiciário’, disse.

O ex-prefeito de São Paulo, posteriormente, respondeu claramente que não daria o indulto. "A resposta é não. Não daria o indulto".

Boulos garante indulto

Já Guilherme Boulos afirmou que, caso eleito, dará indulto ao ex-presidente.

"Defender o Lula diante de uma condenação injusta é defender a democracia. Foi uma condenação sem provas, com base em delações. Quando o Judiciário escolhe quem pode participar de eleições, estamos longe de uma democracia", disse o candidato do PSOL durante sabatina na PUC-Rio.

Boulos ainda criticou Haddad e o PT por alianças com o MDB. "É lamentável ver o (candidato Fernando) Haddad tirando foto com Renan Calheiros e Eunício Oliveira", comentou.