CATÓLICOS

Católicos festejam centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo

Durante a festa, Basílica do Carmo recebeu a imagem da Padroeira do Recife restaurada. Abertura do jubileu do centenário vai até o próximo sábado

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 20/09/2018 às 12:41
Juliana Oliveira/Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

Tem início nesta quinta-feira (20) a festa em comemoração ao centenário da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo, que acontece em setembro de 2019. Apesar de faltar 1 ano para a data, os carmelitas começaram a programação com um Santa Missa na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

Durante todo o dia, haverá outras celebrações presididas pelo reitor Frei Rosenildo Alexandre. Fiéis e devotos irão acompanhar as seis missas realizadas durante os três dias de programação. As missas serão realizadas às 7h, 8h, 10h, 12h, 15h e 19h até o próximo sábado (22).

A abertura oficial da festa foi realizada em Santa Missa presidida pelo Dom Frei Francisco de Sales, Bispo de Cajazeiras, que substituiu o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.

Imagem restaurada

As homenagens também serão marcadas pela restauração da imagem de Nossa Senhora do Carmo, que foi retirada do altar para reforma em fevereiro passado, devido a problemas de infiltração na parede da Basílica. "Passamos a festa do Carmo sem imagem e hoje a imagem aparecerá completamente restaurada", disse o Frei Rosenildo.

A imagem de Nossa Senhora do Carmo pesa 220kg e mede 2,20m de altura. Ela foi doada no século 17 por Maria I, então Rainha de Portugal.