EMPREGO

Mutirão do MTE emite laudo caracterizador de deficiência

O laudo caracterizador de deficiência garante ao profissional concorrer a vagas de trabalho nas empresas destinadas a pessoas com deficiência

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/09/2018 às 8:45
Rafael Carneiro/ Rádio Jornal
FOTO: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza nesta quinta-feira (20) um mutirão de emissão do laudo caracterizador de deficiência. Mais de 50 profissionais de saúde voluntários vão atender até às 17h os trabalhadores. Desde o início da manhã, uma grande fila se formou em frente à sede do MTE, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

A pessoa com deficiência poderá sair com o laudo em mãos já nesta quinta. O documento garante ao profissional concorrer a vagas de trabalho destinadas a pessoas com deficiência nas empresas.

O auditor fiscal do Trabalho, Fernando Sampaio, explica que esse é o primeiro mutirão do tipo no Brasil. “É o primeiro evento destinado para obtenção do laudo caracterizador. A Auditoria Fiscal do Trabalho compreende a dificuldades que as pessoas com deficiência, principalmente as mais pobres que não têm plano de saúde, em obter esse laudo e com ele ter acesso às vagas destinadas. É uma ação social de grande impacto”, detalhou.

Cada pessoa com deficiência que se dirija ao evento deve trazer, quando existentes, os exames que possuam, tais como exames audiológicos (audiometria), exames oftalmológicos, exames psiquiátricos, exames psicológicos, avaliações físicas e quaisquer outros tipos de avaliação que comprovem os impedimentos que a pessoa possua.

A SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência) disponibilizará intérpretes de libras para as pessoas com deficiência auditiva.

Saiba mais no flash de Rafael Carneiro:

Dia D

Segundo Sampaio, o evento é destinado aos trabalhadores. “Esse documento só é válido para emprego, para entrar nas cotas. Essa ação também é preparatória para o Dia D da Pessoa com Deficiência”, contou.

Vale ressaltar que as pessoas com deficiência que já possuam o respectivo laudo caracterizador de deficiência tem maior possibilidade de serem atendidas mais rápido por ocasião do Dia D da Pessoa com Deficiência e Reabilitada-2018, que será realizado nos dias 27 de setembro, em Jaboatão e Ipojuca, e no dia 28 de setembro no Recife, Olinda e Jaboatão.

No Dia D estarão reunidas, nos cinco locais de evento, um total estimado de 180 empresas sujeitas à reserva legal instituída pelo artigo 93, da Lei nº 8.213, de 24.07.1991, em busca de contratar candidatos com deficiência e reabilitados.

Nesta ocasião, o público-alvo terá oportunidade de conhecer empresas das áreas industrial, comercial, rural e de prestação de serviços, que oferecem vagas de emprego para contratação.