entrevista

Sommelier revela os segredos do universo das cervejas artesanais

Características de cervejas artesanais, harmonizações, tipos de cervejas e outros aspectos do universo cervejeiro

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 21/09/2018 às 18:13
Pixabay
FOTO: Pixabay

Cada vez mais comum, o universo das cervejas artesanais é tem ganhado força no Recife. A capital pernambucana é também a capital do Nordeste em termos de cervejarias artesanais, com mais de 15 marcas, algumas delas reconhecidas em todo o Brasil e premiadas internacionalmente. Com as cervejas especiais cada vez mais acessíveis no mercado, a sommelier de cerveja e fundadora do Beerfílicos, Helena d'Ottenfels, esclarece os segredos desse universo.

"Melhor maneira do consumidor de assegurar que uma cerveja é artesanal é conhecendo a cervejaria. A quantidade produzida é um parâmetro. Até 60 mil litros por mês é considerada uma cerveja artesanal", disse Helena, em entrevista à Rádio Jornal e ao repórter Leonardo Boris.

Helena é advogada, mas largou a carreira jurídica para se dedicar ao universo da cerveja. "A história começou em 2005 quando fui para a Alemanha e experimentei uma Weissbier pela primeira vez. Para mim, cerveja era somente aquelas industrializadas aqui do Brasil. Provei a cerveja e pensei que aquilo era cerveja de verdade. Voltei de lá e, depois de alguns anos, meu marido inventou de fazer cerveja em casa. Depois de dois anos ele abriu uma cervejaria e um pub e eu pude mergulhar nesse universo. Fiz o curso de sommelier. Tava advogando, mas não tava muito feliz. Meu marido me convidou para trabalhar na cervejaria com ele e eu não pensei duas vezes, eu já era apaixonada. De lá para cá fiz de tudo um pouco na empresa".

A função do sommelier também e esclarecida por Helena. "O sommelier tem a função de orientar o cliente para escolher as melhores coisas para beber e comer, proporcionando a melhor experiência gastronômica. O sommelier tem que conhecer as escolas das cervejas, saber fazer uma análise sensorial e também conhecer as harmonizações", finalizou.

Os segredos, as harmonizações e as dicas para entender cada vez mais sobre esse universo, são revelados na entrevista abaixo.

Confira a entrevista completa