ELEIÇÕES

Julio Lossio mantém agenda de campanha mesmo após Rede pedir sua expulsão

Decisão do partido Rede Sustentabilidade foi tomada após Julio Lossio fazer aliança com bolsonaristas no Estado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/09/2018 às 16:41
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Sob a alegação de infidelidade partidária, o candidato ao governo do Estado pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio, deve ser expulso do partido. A decisão foi tomada após o político declarar apoio a Jair Bolsonaro, do PSL, quando a Rede tem a candidatura de Marina Silva para Presidente da República. Em uma reunião realizada em Brasília na sexta-feira (21), 21 dos 25 membros da executiva que estavam presentes votaram contra o ex-prefeito de Petrolina.

Em entrevista à Rádio Jornal de Caruaru, o porta voz nacional da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo Batista, informou que o pedido da cassação do candidato ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será realizado nesta segunda-feira (24).

Como no Brasil há um prazo de filiação que foi em abril, o candidato Julio Lossio não pode, por lei, se filiar a um outro partido como explica o advogado eleitoral, Humberto Vieira de Melo.

Julio Lossio, no entanto, continua com agenda de campanha e já divulgou sua programação para esta terça-feira (25). Na agenda, o até então candidato tem entrevistas marcadas em emissoras e gravação para as mídias sociais.

Confira os detalhes na reportagem de Bruna de Oliveira:

Terceiro nas pesquisas

Candidato ao cargo de governador, Júlio Lóssio tinha 2% das intenções de voto, conforme pesquisa realizada no último dia 17 pelo Ibope em parceria com o Jornal do Commercio. Ele aparecia em terceiro lugar na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, atrás do governador Paulo Câmara do PSB, que tem 33% das intenções de voto e do senador Armando Monteiro, do PTB, com 25% das intenções.

Entenda o caso

A Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade decidiu em reunião na última sexta-feira (21) expulsar o candidato ao Governo de Pernambuco Julio Lossio. O partido irá pedir a Justiça Eleitoral o cancelamento do registro da sua candidatura. Lossio afirmou que a sua campanha seguirá normalmente até a decisão da justiça.

A sigla havia notificado o ex-prefeito de Petrolina por infidelidade partidária, por fazer aliança com bolsonaristas no Estado, o que vai de encontro determinação da Convenção Nacional.

Julio Lossio recebeu oficialmente nesta terça-feira (19) o apoio de dois dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PSL) no Estado, o candidato a deputado federal Coronel Meira e Gilson Machado (PSL), durante almoço de adesão em uma churrascaria do Recife. Tal aliança resultou na distribuição de material de campanha distribuído tem a foto de Lossio; da mulher, Andrea Lossio, candidata a deputada federal pela Rede, que não estava no evento; do coronel Luiz Meira e do próprio presidenciável. Sem Marina.