VIOLÊNCIA

No Grande Recife, 13 pessoas foram baleadas dentro de casa em setembro

Aplicativo 'Fogo Cruzado' aponta casos de violências com arma de fogo em toda Região Metropolitana do Recife

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 03/10/2018 às 14:59
Pixabay/Ilustração
FOTO: Pixabay/Ilustração

No último mês de setembro foram registrados 13 casos de pessoas baleadas dentro de casa somente no Grande Recife. Os números foram registrados pelo aplicativo colaborativo 'Fogo Cruzado', que mapeia a violência armada na região. No mês passado, cerca de 122 notificações de violência por arma de fogo foram registrados.

O professor do cursos de Ciências Sociais da UFPE, José Luiz Ratton, que também é coordenador do aplicativo, explicou a importância da ferramenta. "É um instrumento importante de produção de informação confiável de disparo de arma de fogo e violência relacionada. Qualquer pessoa que saiba ou escute e tenha informação, pode enviar essa informação através do aplicativo. Ela será checada imediatamente", afirmou.

Saiba mais na reportagem de Bruna de Oliveira

O Recife foi o município com maior registro de casos de violência por arma de fogo. Entre as vítimas, mas de 90% eram homens. Ratton explica as tendências nos resultados. "Em países com níveis muito alto de desigualdade e com o acesso as armas de fogo, esse padrão aparece".