ELEIÇÕES 2018

Primeiro voto do Brasil é de taxista pernambucano

Eleitor de Fernando de Noronha se orgulha de ser o primeiro voto do Brasil e diz: "Isso já é meu hobby"

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 07/10/2018 às 7:12
Karla Oliveira/Especial para a Rádio Jornal
FOTO: Karla Oliveira/Especial para a Rádio Jornal

O primeiro eleitor do Brasil já votou. Eduardo César Rodrigues de Lima mora em Fernando de Noronha, onde o fuso horário é de uma hora a mais que o horário de Brasília. Mais de 2.700 eleitores votam no arquipélago pernambucano neste domingo (7). Saiba mais na reportagem de Karla Oliveira:

A eleição na Ilha é bem peculiar. Na urna, os moradores locais votam para presidente da República, governador, senadores, deputados estaduais e federais, além dos integrantes do conselho distrital. Para este último cargo, 17 pessoas concorrem a 7 vagas para o mandato de 4 anos. Fernando de Noronha conta com 11 urnas distribuídas em 7 seções do único colégio eleitoral, a Escola Arquipélago. Este ano, o Tribunal Regional Eleitoral registrou um aumento de quase 26% no número de eleitores locais.

Primeiro voto

O taxista Eduardo César Rodrigues de Lima chegou às 20h20 desse sábado (6) para garantir o primeiro lugar na fila da 4ª Zona Eleitoral do Estado. Ele disse que ficou acordado conversando com outros eleitores e teve uma noite tranquila. Perguntado como se sente ao ser o primeiro eleitor do Brasil, Eduardo responde que todo ano tenta chegar em primeiro. "Isso já é meu hobby", diz.

A eleição em Fernando de Noronha envolve 51 pessoas, incluindo o juiz eleitoral Rogério Lins e Silva. A votação segue até às 17h, no horário do Arquipélago, ou 16h no horário de Brasília.