Eleições

Partido Novo não vai apoiar nenhum candidato no 2º turno

Partido Novo, que colocou João Amoêdo na disputa presidencial, disse, em nota, que o 2º turno tem cenário 'não desejado'

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 09/10/2018 às 11:16
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

O partido Novo, que colocou na disputa presidencial João Amoêdo no 1º turno das eleições deste ano, declarou neutralidade no 2º turno entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). A declaração veio através de nota oficial na manhã desta terça-feira (9).

Segundo a nota enviada à imprensa, "O Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas". João Amoêdo, líder do partido, teve 2,7 milhões de votos, ficando na quinta colocação da disputa presidencial a frente de nomes como Marina Silva (REDE), Henrique Meirelles (MDB) e Álvaro Dias (Podemos).

Amoêdo chegou a elogiar Paulo Guedes, economista que é apontado com ministro da Fazenda caso Jair Bolsonaro seja eleito, mas ressaltou que o capitão reformado, como deputado, nunca defendeu as pautas propostas pelo economista.

"O cenário presidencial no segundo turno não é aquele que desejávamos. Manteremos nossa coerência e nossa contribuição se dará através da atuação de nossa bancada eleita", finaliza a nota do Novo.

Outros partidos devem declarar posicionamento no 2º turno

A mesma postura foi adotada pelo PP, que afirmou "absoluta isenção e neutralidade no segundo turno das eleições presidenciais", deixando claro, ainda, que deseja contribuir com o futuro governo.

Outros partidos devem declarar hoje qual o posicionamento adotado no segundo turno. O PDT, segundo o presidente da sigla Carlos Lupi, deve adotar um 'apoio crítico' a Fernando Haddad, que já conta com o apoio do PSOL. PSB e PPS ainda devem comunicar suas decisões.