INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal deflagra ações contra crimes eleitorais

Operações são realizadas no estados de SP, PR e SE

Ravi Soares
Ravi Soares
Publicado em 10/10/2018 às 8:37
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

Com informações da Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10) três ações simultâneas para investigar e coibir crimes relacionados às eleições de 2018. De acordo com o órgão, são cumpridos um mandado de busca e apreensão no Paraná e a lavratura de dois Termos Circunstanciados de Ocorrência em São Paulo e Sergipe.

Em nota, a polícia informou que as ações fazem parte das atividades desenvolvidas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral (CICCE/2018) em Brasília e pretendem aprofundar as investigações sobre vídeos que circularam recentemente nas redes sociais.

As apurações, de acordo com a polícia, são consequência do acompanhamento para identificar e afastar possíveis ameaças ao processo eleitoral de 2018.

Os investigados poderão responder, no caso do estado do Paraná, pelos crimes de violação de sigilo do voto e porte ilegal de arma.

Já os investigados em Sergipe e São Paulo deverão responder por incitação de crime contra candidatos.

Crime eleitoral

Em um dos vídeos que estão sendo investigado pela Polícia Federal, um eleitor chegar a aperta os botões da urna eletrônica com uma pistola. Ele seleciona os números do candidato Jair Bolsonaro (PSL).

As imagens circularam pelo aplicativo Whatsapp no domingo da eleição (7). O caso também está em investigação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).