SAÚDE

Campanha do IMIP conscientiza sobre lábio leporino

A fissura labiopalatina, mais conhecida como lábio leporino, é um problema que afeta uma a cada 600 crianças nascidas no Brasil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/10/2018 às 15:24
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

O Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (Cadefi) realizou uma ação no Parque da Jaqueira, neste domingo (14), para marcar a Semana Nacional de Fissura Labiopalatina, mais conhecida como lábio leporino. O objetivo do evento é divulgar o que é o problema e apresentar o trabalho desenvolvido pelo serviço do IMIP e a parceria com a ONG Smile Train.

Atividades recreativas foram preparadas para as crianças e painéis informativos foram montados para falar sobre a má-formação, que afeta uma a cada 600 crianças nascidas no Brasil. Neste sábado (13), 25 pacientes passaram por cirurgia para correção do lábio leporino no IMIP.

A ortodontista do Cadefi, Dione do Vale, explica que a fissura é uma anomalia congênita. “A criança nasce com o lábio entreaberto ou então com o céu da boca, que pode estar aberto e haver uma comunicação com a cavidade bocal com a nasal”, detalhou. “A fala da criança é extremamente afetada e as funções bucais numa forma geral, a parte de alimentação também fica prejudicada. E o lábio você tem um comprometimento muito estético.

Segundo a especialista, no serviço do IMIP a proposta é que as crianças atendidas sejam submetidas a procedimentos cirúrgicos o mais precocemente possível. “O lábio geralmente é fechado em torno dos três meses e o palato no máximo entre nove meses e um ano exatamente para que a criança possa ter uma vida social normal. A cirurgia é uma das partes do tratamento, que é multidisciplinar”, destacou.C

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

A abertura oficial da campanha será às 8h desta segunda-feira (15), no IMIP.