ELEIÇÕES

Coordenadores do PT e do PSL são convocados para debater as Fake News

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber vai propor um pacto entre os partidos, PSL e PT, contra a disseminação das notícias falsas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/10/2018 às 22:20
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

A ministra Rosa Weber, presidente do TSE, fez pronunciamento para nação antes do primeiro turno da eleição A ministra Rosa Weber, presidente do TSE

No combate as chamadas fake news (termo em inglês para notícias falsas), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamou os coordenadores das campanhas de Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, para discutir o tema. A reunião que acontece nesta terça-feira, vai ficar a cargo da ministra do TSE, Rosa Weber.

As notícias falsas, que ganharam força com as mídias sociais, entraram na agenda do TSE desde o início do período eleitoral. O tribunal já havia convocado os partidos para assinarem um acordo e reforçado a equipe que monitora a disseminação dessas informações. Para os ministros, as fake news podem manchar a credibilidade das eleições. O petista Fernando Haddad chegou a propor um acordo a seu principal adversário na corrida ao Palácio do Planalto, para evitar esse tipo de notícia, que foi recusado por Bolsonaro, via redes sociais.

Notícias falsas fora da internet

Algumas decisões do Tribunal Superior Eleitoral já tiraram diversas fake news de páginas da internet. O ministro Luiz Felipe Salomão negou, recentemente, um pedido da coligação de Haddad para retirar conteúdo veiculado em grupos de um aplicativo "a Rede-Eleições 2018". Para ele, "as mensagens enviadas pelo aplicativo não são abertas ao público, como acontece nas redes sociais. Deixando a comunicação restrita a um determinado grupo de pessoas".