Dois crimes chocaram os frequentadores das praias do Cabo do Santo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, no fim do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na região, houve um assassinato na Praia da Pedra do Xaréu, na tarde deste domingo (14), e uma tentativa de homicídio contra um holandês, na manhã do domingo, na Praia de Enseada dos Corais. Na última quarta-feira (10), aconteceu um outro assassinato, desta vez em uma unidade hospitalar do centro da cidade.
De acordo com os números da Secretaria de Defesa Social, dos 2.913 homicídios registrados no Estado, entre janeiro e agosto, 131 aconteceram no Cabo de Santo Agostinho. No ranking do medo, o município aparece em quarto lugar.
No caso registrado na Praia do Xaréu, a vítima, que não foi identificada, levou quatro tiros de arma de fogo. Sem confirmação de participantes no crime, a Polícia Militar indica que há suspeita de três envolvidos. De acordo com a PM, a vítima já havia passado pelo sistema prisional e é possível que o assassinato tenha sido motivado por disputa de tráfico de drogas no local.
Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:
Tentativa de homicídio
Em Enseada dos Corais, a confusão começou na faixa de areia quando dois rapazes começaram a discutir no final da manhã deste domingo. Ambos estavam armados. A troca de tiros se estendeu para o interior de um hotel, uma rua próxima, e terminou na área interna de uma pousada.
O proprietário do estabelecimento, um holandês de 52 anos, identificado como Régis, foi baleado com dois tiros no tórax e socorrido para o Hospital Dom Helder Câmara, também no cabo.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, lembra que os hóspedes ficaram apavorados com a violência. Um dos suspeitos de participar do tiroteio também ficou ferido e foi espancado por populares. Com o rapaz, a polícia apreendeu um revólver de calibre 38. O suspeito fugiu sem ser identificado.
Assassinato em posto médico
Na última quarta-feira, um homem foi morto dentro de uma unidade de saúde na cidade. Douglas Henrique da Silva, de 19 anos, foi atingido por vários disparos de arma de fogo enquanto aguardava atendimento no posto médico Manoel Gomes, no centro.
De acordo com a Polícia Militar, o crime pode ter sido cometido por rivais de Douglas, que teria envolvimento com a criminalidade. Segundo a Polícia Civil, a vítima havia sido presa na semana passada por posse de arma. Ele chegou a trocar tiros com os policiais e foi atingido na perna. Era esse ferimento que ele estava indo tratar no posto quando foi morto.
O assassino de Douglas entrou no local e efetuou cinco disparos de arma de fogo. A vítima morreu na hora.
Setembro tem redução
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgados nesta segunda-feira (15), Pernambuco registrou no mês de setembro 320 assassinatos, o que representa uma redução de 22% em relação ao mesmo período de 2017. Mesmo com a redução, os números da violência no estado seguem preocupando a população.