COBRA ENCONTRADA

Jiboia que estava desaparecida é capturada depois de 5 dias de buscas

A jiboia era criada por um morador do 28º andar do prédio. Ele não tinha autorização legal para manter um animal em ambiente doméstico

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 16/10/2018 às 10:17
Reprodução/Arquivo Pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo Pessoal

Depois de cinco dias de busca, a Polícia Ambiental do Distrito Federal conseguiu capturar a cobra desaparecida em um prédio residencial do bairro de Águas Claras, em Brasília. A serpente - uma jiboia arco-íris - foi pega no térreo de um prédio na noite dessa segunda-feira (15) depois de ser encurralada pelo morador que viu o animal e acionou os agentes.

A jiboia era criada por um morador do 28º andar do prédio e fugiu pela tomada do apartamento. Ele não tinha autorização legal para manter um animal em ambiente doméstico.

Resgate

A cobra foi encontrada no estacionamento
A cobra foi encontrada no estacionamento
Foto: Reprodução/Internet

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major José Gabriel de Souza Júnior, os moradores tinham sido alertados que, com a chegada das chuvas, a serpente procuraria um local quente e seco. “Ela estava se deslocando para o estacionamento, provavelmente buscando o calor de algum motor”, explicou.

As equipes foram acionadas na última quinta-feira (11), quando a cobra apareceu no quarto de um adolescente de 16 anos enquanto ele estudava, no 23º andar do prédio. “Treinamos o pessoal da portaria, deixamos o material de contenção. No domingo, um lustre mexeu bastante no segundo andar, mas investigamos sem alarmar as pessoas e, ontem, por volta das 21h, ela apareceu no térreo e um morador avisou o batalhão, que fica muito próximo ao prédio”, contou.

A serpente vai ser levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e vai passar por um processo de readaptação ao meio ambiente já que foi criada em cativeiro. Se conseguir se adaptar, será devolvida à natureza. Caso contrário, será enviada para o Zoológico de Brasília.