IMUNIZAÇÃO

População encontra mais de 20 vacinas gratuitas na rede pública

No Dia Nacional da Vacinação, Ministério da Saúde reforça importância de a população manter vacinas em dia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/10/2018 às 17:04
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado nesta quarta-feira (17). A data foi criada pelo Ministério da Saúde para ressaltar a importância do controle de diversas doenças e na prevenção de epidemias.

No Recife 170 postos, incluindo unidades da família, upinhas, unidades básicas e policlínicas estão disponíveis diariamente para aplicação das vacinas. Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, ressalta a importância de manter o calendário de vacinação sempre em dia. “É melhor você fazer todas as vacinas, hoje em dia a gente oferece uma gama muito grande de vacinas e a gente deve seguir os calendários de vacinação”, contou.

As vacinas devem ser administradas da infância à fase adulta incluindo os idosos e as gestantes. Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Funcionamento do serviço

As vacinas atuam como agentes preventivos, mas não curam doenças e devem ser aplicadas antes da contaminação. Com ela o organismo cria anticorpos contra os agentes que compõem a dose.

Na rede pública, mais de 20 vacinas são oferecidas gratuitamente contra doenças como poliomielite, febre amarela, pneumonia, meningite entre outras.

As unidades de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h30.