INTERIOR

Seca: mais de 100 municípios de Pernambuco em situação de emergência

A seca afeta os municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco e situação de emergência foi publicada no Diário Oficial do Estado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/10/2018 às 13:25
Ricardo Labastier/ Acervo JC Imagem
FOTO: Ricardo Labastier/ Acervo JC Imagem

Segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), 122 municípios de Pernambuco decretaram situação de emergência devido ao período de seca. Destes, 54 estão no Sertão.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, uma das principais causas para a seca é a má distribuição da água em períodos de chuva. Como esta é uma causa natural, são feitas ações, mesmo que paliativas, para ajudar a população.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), o Exército Brasileiro é responsável por identificar os municípios em estado de calamidade e informar ao órgão a necessidade do abastecimento. O major George Vitoriano explica como funciona. "Os decretos têm como objetivo dar uma situação jurídica a esses municípios para que a gente possa desenvolver todas as ações de atendimento emergencial", destacou.

Confira os detalhes na reportagem de Bruna de Oliveira:

Volume do período de chuvas não atende ao esperado

O volume de água registrado no Sertão e Agreste no verão é baixo. Durante o período de seca, só chove 30% nas regiões. A época de volta às chuvas, nomeada quadra chuvosa para o Sertão, é de janeiro até abril.

Já para agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife o período chuvoso é de abril a julho, quando são esperados, normalmente, 70% do volume. A quantidade registrada no período chuvoso, no entanto, não é suficiente para abastecer as cidades, como explica o meteorologista Roberto Pereira.

A situação de emergência foi publicada no Diário Oficial do Estado e tem duração de cerca de 180 dias.