ELEIÇÕES

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para o segundo turno

Até 24 de outubro, 23 mil urnas eletrônicas passarão pelo processo inserção dos dados para votação do segundo turno das eleições 2018

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/10/2018 às 14:11
Rafael Carneiro/ Rádio Jornal
FOTO: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal

Os equipamentos de votação que serão utilizados no 2º turno das eleições 2018, no próximo dia 28 outubro aqui em Pernambuco começaram a ser preparados nesta quarta-feira (17). Na central de preparação da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, o trabalho estava em ritmo acelerado. Até 24 de outubro, 23 mil urnas eletrônicas passarão pelo processo inserção dos dados para votação.

Em Caruaru, Palmares, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu os procedimentos de carga e lacre das urnas eletrônicas também foram iniciados. George Maciel, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fala sobre o procedimento.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Depois de preparadas pelos técnicos, os equipamentos ficam armazenados nas 18 sedes espalhadas pelo Estado e só serão encaminhados para os locais de votação na sexta-feira (26) que antecede o domingo da votação no segundo turno.

Monitoramento do processo

Ainda na Iputinga, representares de partidos que estão na disputa eleitoral, OAB, Assembleia Legislativa e a Polícia Federal acompanharam a inserção de mídias e testes as urnas eletrônicas que recebem o lacre.

O desembargador e presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueiredo, também esteve na central de preparação das urnas e atestou a segurança do processo eleitoral. O desembargador comentou os episódios de fraude levantados via whatsapp no 1ª turno.