A câmara setorial do leite reuniu, na manhã desta quinta-feira (18), produtores do Agreste, região que abriga a bacia leiteira de Pernambuco, o secretário de agricultura do estado, o presidente da agência de desenvolvimento econômico de Pernambuco e deputados estaduais, no ceasa, na Zona Oeste do Recife, para tratar da formação da comissão que vai discutir os desafios do mercado. Pernambuco sofre com a redução no rebanho, com uma perda de 40% na produção leiteira diária e também com a longa estiagem, que já dura sete anos.
No encontro, três pontos foram discutidos: o primeiro foi a aprovação de reivindicações feitas, junto a ad diper, à secretaria da fazenda, como créditos, exclusão de icms e isenção total para as empresas do agronegócio. O segundo ponto abordado foram as ações para desenvolvimento da cadeia produtiva, como melhora na distribuição da entressafra do milho, através da conab e o Governo Estadual. E, por último, foi discutida a continuidade do programa estadual leite para todos.
O representante da Câmara setorial e presidente do Sindileite, Alex Costa, definiu os objetivos iniciais a serem considerados neste momento.
Ouça os detalhes com Gabriela Bento
As demandas do encontro serão encaminhadas para cada órgão responsável e os avanços serão avaliados em uma nova rodada que ainda será negociada.