MOBILIZAÇÃO

Médicos do Recife denunciam precariedade da rede do Recife ao Cremepe

Os médicos estão em greve há quase um mês e dizem que a Prefeitura do Recife está tratando as reivindicações com descaso

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/10/2018 às 15:30
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

Há quase um mês em greve, os médicos da Prefeitura do Recife se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) para entregar uma denúncia formalizada ao presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe).

No documento, os profissionais detalharam as precárias condições de trabalho e de atendimento nos postos de saúde, policlínicas, maternidades e centros de assistência psico-social.

Além disso, os médicos cobram providências em relação às necessidades e serviços de assistência à população. A categoria alega que a prefeitura está tratando com descaso as reivindicações e que os pacientes estão prejudicados com a falta de estrutura na rede municipal de saúde, como explica Tadeu Calheiros, presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)

Os médicos também cobram melhorias no abastecimento de medicamentos, recomposição da escala de trabalho e equiparação salarial ao praticado pelo Governo Estadual. Além da contratação de novos profissionais. De acordo com a médica Lilian Parra, as unidades estão precárias de mão de obra

Na Unidade de Saúde da Família Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande, na zona norte do Recife, e funcionários informaram que a unidade está funcionando apenas para atendimento com dentista e coleta de sangue.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Resposta da prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que o secretário de Saúde, Jailson Correia, e o de Administração, Carlos Muniz, se reuniram com representantes do sindicato e que lamentaram que o órgão tenha optado pela paralisação. A nota também informa que o canal de negociação entre a gestão e a categoria sempre esteve aberto.

Por fim, os dirigentes afirmaram que todos os pontos reivindicados pela categoria incluindo a questão financeira tiveram ações efetivas por parte da gestão nos últimos anos.

Os médicos continuam em greve e uma nova assembleia está marcada para acontecer no próximo dia 24.