OPERAÇÃO

Prefeito do Cabo teria transferido R$ 90 milhões da Previdência

Operação da Polícia Federal prendeu o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, nesta sexta-feira (19) na Operação Abismo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/10/2018 às 15:38
<em>Divulga&ccedil;&atilde;o/ Alepe</em>
FOTO: Divulgação/ Alepe

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (19) cumpriu 24 ordens judiciais em Pernambuco contra suspeitos de participar de um esquema fraudulento, no Instituto de Previdência dos Servidores do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O prefeito da cidade, Lula Cabral, foi preso preventivamente. Além do prefeito outros políticos, advogados, empresários, líderes religiosos e lobistas também tiveram a prisão decretada.

A Operação Abismo investiga uma transferência de mais de R$ 90 milhões do Instituto de Previdência da cidade do Cabo para uma empresa particular composta por ativos podres, sem lastro e com grande probabilidade de inadimplência, o que colocaria em risco o pagamento de aposentados do município.

De acordo com a PF, há indícios de que a alteração na carteira de investimentos foi efetuada a mando do prefeito para o oferecimento de vantagem indevida. A delegada federal Andrea Pinho, que investiga o caso, relata que os servidores aposentados ficaram prejudicados com a fraude.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

PF acredita que outras cidades também estejam envolvidas

Além de Pernambuco os mandados também foram cumpridos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. A polícia também não descarta a possibilidade de outras cidades pernambucanas estarem envolvidas no esquema.

As medidas foram determinadas pelo Tribunal Regional Federal (TRF) que autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores depositados em contas em nome dos investigados.

Os crimes que estão sendo imputados aos suspeitos são lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva, cujas penas ultrapassam os 30 anos de reclusão.

Em Pernambuco, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades do cabo, Vitória de Santo Antão e no município de salgueiro no Sertão Pernambuco.

Todo material foi levado para perícia na sede da Polícia Federal no Recife. Os alvos serão encaminhados para o sistema prisional.