SAÚDE

Brasil tem quase 2,2 mil casos de sarampo confirmados

Entre 8 e 15 de outubro, doença causou a morte de duas pessoas no País. Mais de 95% dos casos de sarampo se concentra no Amazonas e em Roraima

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 21/10/2018 às 16:30
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra a ocorrência de 148 novos casos de sarampo no País, com duas mortes no período. Até 15 de outubro, foram 2.192 registros – 96% se concentram no Amazonas (1.776 confirmações e 7.801 em investigação) e em Roraima (330 confirmações e 93 em investigação).

Do total de ocorrências, 12 resultaram em morte, sendo seis no Amazonas (todos brasileiros), quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e dois no Pará (indígenas venezuelanos). O balanço anterior, com dados coletados até 8 de outubro, indicava dez mortes e 2.044 casos comprovados da doença.

Tipo de vírus

No Amazonas e em Roraima, os casos estão relacionados à importação, uma vez que o genótipo encontrado (D8) é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto de sarampo desde o ano passado.

Além das ocorrências registradas nesses dois estados, há casos isolados de sarampo em São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (37), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).

Gratuito

Além de estar em campanhas específicas, a vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. Desta forma, é possível aplicar a imunização contra a doença em qualquer momento do ano nas milhares de unidades de saúde espalhadas pelo Brasil.