EDUCAÇÃO

Cartões de inscrição do Enem serão liberados nesta segunda-feira

Este ano, a aplicação do Enem vai seguir quatro fusos horários. Em Pernambuco, portões fecham às 12h

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 21/10/2018 às 16:34
Foto: Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Foto: Arquivo/Agência Brasil

A partir da próxima segunda-feira (22), os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão acessar o cartão de inscrição na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento indica o endereço onde o estudante vai realizar as duas etapas da prova, nos dias 4 e 11 de novembro.

O cartão ainda traz informações sobre o horário das provas, se foi concedido o atendimento especial ou recursos de acessibilidade e o idioma estrangeiro escolhido. Com isso, os candidatos já podem se planejar para chegar ao local de aplicação da maneira mais eficiente, evitando atrasos e enganos.

Caso haja erros no cartão de inscrição do Enem, o Ministério da Educação deve ser comunicado pelo Fale Conosco ou pelo telefone 0800 0616161.

Horário de verão

O horário de verão começa no dia 4 de novembro. Serão quatro fusos horários em vigor no País e os portões serão abertos às 12h e a aplicação das provas começa às 13h, pela hora de Brasília (DF).

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal vão adiantar os relógios em uma hora. Nos estados onde não há horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h para início das provas. É o caso do Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Outra diferença é para os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: por lá, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, por sua vez, os portões serão abertos às 9h e fecham às 10h.