ELEIÇÕES 2018

Em Olinda, apoiadores de Haddad fazem ato 'contra autoritarismo'

Cerca de 70 blocos participaram do ato em apoio ao candidato à Presidência Fernando Haddad. Ativistas também protestaram contra Jair Bolsonaro

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 21/10/2018 às 18:53
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Eleitores do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) se reuniram neste domingo (21) no Largo do Guadalupe, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, para realizar uma ato a favor do candidato. Segundo os organizadores, cerca de 70 blocos de ruas estão no local para apoiar o candidato do PT e protestar contra um possível governo autoritário, caso o candidato Jair Bolsonaro seja eleito.

Cidade vanguarda

Entre representantes, eleitores e simpatizantes, a atual deputada e vice-governadora eleita a partir de 2019, Luciana Santos (PCdoB), falou da importância do ato em Olinda. "Sempre foi e é uma cidade marcada por lutas libertarias. Sempre fomos vanguarda do progresso e da inclusão social", disse.

"Aqui foi palco por exemplo da Restauração Pernambucana que é um marco importante na afirmação da soberania do País. Então a gente aqui, mais uma vez, está vivendo sobre uma ameaça onde uma candidatura adversaria é utra-conservadora, ultra-liberal e ainda com marco autoritário", concluiu Luciana Santos.

Para o membro do bloco aratu vermelho, Luiz Torres, de 59 anos, a festa é um ato político. Ele afirma que a importância do ato "é alertar as pessoas que essa manifestação é popular e que ela é importante por não aceitar forma alguma um governo autoritário".

Manifestação no sábado

Uma marcha a favor da candidatura de Fernando Haddad (PT) percorreu o Centro do Recife no último sábado (20). Eleitores se uniram defendendo o petista, que concorre no segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PSL). A caminhada começou na Praça do Derby e teve a Praça do Diário como destino final.