ELEIÇÕES 2018

Em vídeo, filho de Bolsonaro ameaça fechar o STF se pai for impugnado

Deputado Eduardo Bolsonaro ironizou o Supremo Tribunal Federal e disse que "basta um soldado e um cabo para fechar o STF". "O Supremo vai ter que pagar para ver. Quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós"

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 21/10/2018 às 16:53
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o deputado federal por São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro, aparece afirmando que o Supremo Tribunal Federal (STF) "terá que pagar pra ver", caso o Supremo conteste a candidatura do pai. No vídeo, gravado antes do primeiro turno da eleição, Eduardo Bolsonaro sugere uma possível ação do Exército e diz que basta "um cabo e um soldado para fechar o STF".

O vídeo foi gravado em Cascavel, no Paraná, quando o político disse que os ministros do Supremo "não eram ninguém sem o poder da caneta". "Se o STF quiser impugnar a candidatura, eu não acho isso improvável, não. Mas aí o STF vai ter que pagar para ver. Quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não", disse o deputado. Assista:

Reações às declarações

Haddad

O candidato à Presidência Fernando Haddad comentou o vídeo durante uma entrevista no São Luis (MA), onde realizava atos de campanha. "Esse pessoal é uma milícia. Não é um candidato a presidente. É um chefe de milícia. Os filhos dele são milicianos, são capangas. É gente de quinta categoria", disse.

FHC

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que as declarações do parlamentar cheiram a fascismo e "merecem repúdio dos democratas".

Bolsonaro

O também candidato à Presidência Jair Bolsonaro, pai de Eduardo Bolsonaro, disse desconhecer o vídeo em que o filho ameaça o STF. Apesar disso, Bolsonaro disse as afirmações foram tiradas de contexto. "Se alguém falou em fechar o STF, precisa consultar um psiquiatra", afirmou.