FREQUÊNCIA 2.0

Enem: professor aposta em preconceito linguístico no tema da redação

Professor de redação dá dicas para quem quer fazer bom trabalho no Enem. Programa ainda traz dicas sobre orientação vocacional

Rafael Souza
Rafael Souza
Publicado em 22/10/2018 às 11:45
Reprodução internet
FOTO: Reprodução internet

Qual será o tema da redação da prova do Enem 2018? A pergunta valiosa só será descoberta quando a prova for aplicada no próximo dia 04/11. Mas as apostas seguem a pleno vapor. Para o professor de português pernambucano Roberto Falcão, um assunto pode ser a surpresa do ano: preconceito linguístico. As dicas para a prova mais famosa do país você pode acompanhar no “Frequência 2.0”, na íntegra no áudio abaixo.

Enem, vestibular e escolhas profissionais

De acordo com o professor Roberto Falcão, um dos campeões de aprovação no vestibular no Recife, o ENEM de 2017 deu pistas sobre acessibilidade e esse foi o tema da redação. O mesmo pode acontecer agora: “É bom observar que o Enem tem falado bastante de variantes linguísticas , uso de expressões de regiões e preconceito linguístico. Então é bom pesquisar os textos do Marco Bagno (autor do livro “Preconceito Linguístico”) ver uma videoaula”, acrescenta.

Além de Roberto Falcão, o professor de biologia Fernando Beltrão participou do programa e alertou que os jovens precisam pensar bem na hora de escolher o curso que vão tentar. É uma escolha séria e que não deveria ser movida por outros interesses: “Já vi aluno que escolhe determinado curso apenas pra ganhar o carro de painho. Você tem fazer o que te faz feliz”, declarou.

No quadro “Mistura Massa”, o tira-dúvidas sobre qual carreira seguir com a orientadora profissional Bruna Vaz e a pedagoga e professora de português Betânia Ferreira. Você acompanha ainda as colunas “Sexo e Relacionamento” e “Astros e Estrelas”, sobre astrologia. Apresentado por Rafael Souza e Ravi Soares, o “Frequência 2.0” vai ao ar na Rádio Jornal todas as sextas, às 23h, com reprise nos domingos, às 21h.