Qual será o tema da redação da prova do Enem 2018? A pergunta valiosa só será descoberta quando a prova for aplicada no próximo dia 04/11. Mas as apostas seguem a pleno vapor. Para o professor de português pernambucano Roberto Falcão, um assunto pode ser a surpresa do ano: preconceito linguístico. As dicas para a prova mais famosa do país você pode acompanhar no “Frequência 2.0”, na íntegra no áudio abaixo.
Enem, vestibular e escolhas profissionais
De acordo com o professor Roberto Falcão, um dos campeões de aprovação no vestibular no Recife, o ENEM de 2017 deu pistas sobre acessibilidade e esse foi o tema da redação. O mesmo pode acontecer agora: “É bom observar que o Enem tem falado bastante de variantes linguísticas , uso de expressões de regiões e preconceito linguístico. Então é bom pesquisar os textos do Marco Bagno (autor do livro “Preconceito Linguístico”) ver uma videoaula”, acrescenta.
Além de Roberto Falcão, o professor de biologia Fernando Beltrão participou do programa e alertou que os jovens precisam pensar bem na hora de escolher o curso que vão tentar. É uma escolha séria e que não deveria ser movida por outros interesses: “Já vi aluno que escolhe determinado curso apenas pra ganhar o carro de painho. Você tem fazer o que te faz feliz”, declarou.
No quadro “Mistura Massa”, o tira-dúvidas sobre qual carreira seguir com a orientadora profissional Bruna Vaz e a pedagoga e professora de português Betânia Ferreira. Você acompanha ainda as colunas “Sexo e Relacionamento” e “Astros e Estrelas”, sobre astrologia. Apresentado por Rafael Souza e Ravi Soares, o “Frequência 2.0” vai ao ar na Rádio Jornal todas as sextas, às 23h, com reprise nos domingos, às 21h.