STF

Inconsequente e golpista, diz Celso de Mello sobre declaração de filho de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro (PSL) disse que, se STF impugnar candidatura do pai, 'basta um cabo e um soldado' para fechar Supremo

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 22/10/2018 às 10:40
Carlos Moura/SCO/STF
FOTO: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, disse que a declaração do deputado federal eleito por São Paulo e filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL), de que, para fechar a corte, 'basta um soldado e um cabo', é 'inconsequente e golpista'.

Celso de Mello ainda disse que os quase 2 milhões de votos obtidos por Eduardo na última eleição legitimam suas 'investidas contra a ordem político-jurídica'.

Veja a resposta do decano do STF enviada ao jornal Folha de S. Paulo e ao jornal O Globo.

"Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito".

Em vídeo, Eduardo Bolsonaro ameaça fechar Supremo

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o deputado federal por São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do candidato do PSL à Presidência Jair Bolsonaro, aparece afirmando que o Supremo Tribunal Federal (STF) "terá que pagar pra ver", caso o Supremo conteste a candidatura do pai. No vídeo, gravado antes do primeiro turno da eleição, Eduardo Bolsonaro sugere uma possível ação do Exército e diz que basta "um cabo e um soldado para fechar o STF".

O vídeo foi gravado em Cascavel, no Paraná, quando o político disse que os ministros do Supremo "não eram ninguém sem o poder da caneta". "Se o STF quiser impugnar a candidatura, eu não acho isso improvável, não. Mas aí o STF vai ter que pagar para ver. Quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não", disse o deputado. Assista:

Para Jair Bolsonaro, quem ameaça fechar o Supremo 'precisa de psiquiatra'

O pai de Eduardo Bolsonaro, o presidenciável Jair Bolsonaro, disse que não reconhece o vídeo em que seu filho ameaça o fechamento do Supremo Tribunal Federal. De qualquer maneira, ele afirmou que quem disse isso 'precisa consultar um psiquiatra'.

"Isso não existe, falar em fechar o STF. Se alguém falou em fechar o STF precisa consultar um psiquiatra", disse Bolsonaro.