VIOLÊNCIA

Abrigo de idosos é interditado em Itapissuma por maus-tratos

No abrigo, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos identificou falta de alimentos e os idosos abandonados, inclusive, sem serem levados ao médico

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 23/10/2018 às 17:01
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um abrigo de idosos foi interditado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos na manhã desta terça-feira (23). Segundo a denúncia, o abrigo Oiúma, que funciona na Estrada da Manguabeira, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, não oferece condições de funcionamento e atende de forma precária.

O abrigo também possui diversas irregularidades, como explica o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo. "Identificamos a escassez de alimentos, uma situação de abandono em relação a essas pessoas idosos porque vários deles não estavam com o devido acompanhamento médico", contou.

Segundo o secretário, um dos idosos precisou de uma ambulância para ser retirado da instituição. "Desde o mês de fevereiro várias pessoas estavam sem ser acompanhadas. Uma dessas pessoas foi obrigada a ser acionada uma ambulância para ser retirada da instituição porque estava com escaras", detalhou.

Eduardo Figueiredo conta ainda que foi dado um prazo de 30 dias para que a instituição de longa permanência para idosos corrija as irregularidades.

Confira os detalhes na reportagem de Cristiano Bassan:

A equipe da Secretara de Justiça e Direitos Humanos identificou ainda uma idosa com a necessidade de cuidados médicos que precisava de transferência para uma unidade hospitalar.

Ação contou com apoio de vários órgãos

A ação foi realizada pela secretaria em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público de Pernambuco, Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Vigilância Sanitária, além do CREAS e CRAS do município de Itapissuma.