DE PRESENTE

Após quase um mês do AVC, Ziraldo deixa hospital no dia do aniversário

Ziraldo sofreu um AVC hemorrágico em setembro. Cartunista será homenageado em São Paulo no Comic-Con Experience

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 24/10/2018 às 11:05
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

O cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto recebeu alta na tarde de ontem (23) após quase um mês de internação. O "pai do Menino Maluquinho" estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico no dia 26 do mês passado.

Depois de 28 dias no hospital, a alta veio como um presente de aniversário para Ziraldo, que completa 86 anos nesta quarta-feira (24). O cartunista estava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), mas apresentou melhoras nos últimas dias, segundo boletim médico.

Menino Maluquinho

Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem a um livro infantil campeão de vendas e a um filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Homenagem

Também nesta quarta-feira, a organização do evento de cultura pop que acontece em São Paulo Comic-Con Experience (CCXP), revelou que o cartunista será o homenageado deste ano no Artist's Alley, espaço dedicado a quadrinistas e ilustradores. Como parte da homenagem, o autor de HQs como "Turma da Mônica: Laços" Vitor Cafaggi criou a ilustração do pôster e das credenciais dos artistas, com o clássico personagem Menino Maluquinho. O pôster será distribuído gratuitamente em todos os dias do evento.