INVESTIGAÇÃO

Mãe que abandonou filha diz que não tem condições de criar a criança

A criança tem dois meses e foi abandonada na última terça-feira no bairro de Casa Amarela

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/10/2018 às 15:47
Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem

A Polícia Civil divulgou os detalhes do depoimento prestado pela mãe que abandonou a filha de dois meses dentro de uma bolsa em uma rua no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu na última terça-feira (23). De acordo com a delegada Lídia Barci, responsável pelas investigações, a mulher procurou o Conselho Tutelar após repercussão do caso na imprensa. Em depoimento, ela afirmou que não sabe quem é o pai da criança e que não teria condições financeiras para criar a menina.

A jovem relatou à polícia que havia feito o parto sozinha em casa, usando tutoriais no YouTube. De acordo com a delegada, a jovem de 21 anos, cuja identidade não foi divulgada, procurou o Conselho Tutelar após ver a repercussão do fato na imprensa.

A mulher também disse que saiu de casa com a criança na bolsa já certa para abandoná-la na rua, mas que falou à família que iria entrega-la no Conselho Tutelar para ninguém desconfiar da atitude.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

Além desta recém-nascida, a mãe tem outras três filhas menores de idade e uma delas seguiu para adoção pelos trâmites legais há um ano.

Responde em liberdade

A mãe foi ouvida e liberada porque não houve flagrante. Ela vai responder pelo crime de abandono de incapaz podendo pegar pena de seis meses a três anos de reclusão. Durante o inquérito, a delegada também pode decidir pelo pedido de prisão preventiva.

O crime não tira o direito da mãe de perder a guarda das outras filhas. A bebê que nasceu em casa no mês de setembro não tem registro, mas recebeu o nome de Esmeralda dado pela mãe. Ela está acolhida em um abrigo no bairro da Madalena.

A mãe afirmou que não tem interesse pela filha e caso algum parente não se pronuncie pela guarda da criança ela irá para adoção.