ELEIÇÕES 2018

No Recife, eleitor vota duas vezes para presidente

O eleitor ainda estava próximo à cabine de votação quando a urna foi liberada para o próximo voto. TRE diz que houve confusão com homônimos

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 28/10/2018 às 12:24
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Um eleitor recifense votou duas vezes para presidente em um colégio do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele estava na cabine de votação da seção 062, Zona 001, quando finalizou o voto. Em seguida, a urna foi liberada para o próximo eleitor, mas o anterior ainda não havia saído da cabine e acabou votando novamente.

Eleitor lesado

O engenheiro Francisco Pinheiro Dominice, 66 anos, foi o eleitor lesado. Ele afirma que o outro eleitor ia votar em outro candidato. De acordo com um dos mesários, o caso foi registrado no livro de ocorrências e será instaurado procedimento investigativo.

Resposta do TRE

De acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, o que houve foi uma troca entre homônimos. Um homem chamado Rafael teria votado no lugar de outro com o mesmo nome e mesmo ano de nascimento. O segundo Rafael teria chegado para a votação e descoberto que "já havia votado". O primeiro Rafael voltou e a troca foi desfeita. Veja o vídeo:

O TRE não comentou a informação inicial de que o eleitor lesado se chamava Francisco Pinheiro Dominice e não Rafael.

Balanço do TRE

O Tribunal Regional de Pernambuco divulgou o primeiro balanço do segundo turno das eleições 2018. Até ÀS 11h, 40 urnas apresentaram problemas, havendo a necessidade de substituição e 2 pessoas foram presas. Em Bonito, uma eleitora tentou fotografar o momento do voto.

Pouco depois, desta vez, em Gravatá, um eleitor foi detido por estar perturbando a ordem da seção de votação. O incidente ocorrido em Boa Viagem ainda não havia sido registrado pelo TRE.