COSTURAS POLÍTICAS

Bolsonaro se reúne com Moro para definição sobre cargo

Para o presidente leito, o juiz Sérgio Moro é "grande símbolo" da luta contra a corrupção. Encontro acontece no Rio de Janeiro

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 31/10/2018 às 12:02
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro vai se reunir nesta quinta-feira (1) com Jair Bolsonaro (PSL) para definir se aceita o convite para o Ministério da Justiça ou se espera para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro entre o juiz da Operação Lava Jato e o presidente eleito deve acontecer na casa de Bolsonaro, no Rio de Janeiro.

Bolsonaro já expressou sua admiração por Sérgio Moro, a quem chamou de "grande símbolo" da luta contra a corrupção. Antes mesmo de Bolsonaro ser eleito, o juiz federal havia afirmado que poderia aceitar o convite para assumir o Ministério da Justiça. "Tudo depende de conversar para ver se há convergências importantes e divergências irrelevantes", disse Moro ao jornal O Estado de S. Paulo.

Supremo

Durante o mandato de Bolsonaro (2019-2022), serão abertas duas vagas para a corte do Supremo Tribunal Federal. Trata-se das aposentadorias compulsórias dos ministro Celso de Mello, em novembro de 2020, e Marco Aurélio Mello, em julho de 2021.

Em nota divulgada nesta terça-feira (30), Sérgio Moro disse que ficou "honrado" com a lembrança de seu nome para os dois postos. "Sobre a menção pública pelo sr. presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão", disse.