Política

MP determina que deputada pague indenização por criar canal de denúncia contra professores

Promotor do MP considerou que a deputada criou 'um serviço ilegal de controle político-ideológico da atividade docente'

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 31/10/2018 às 10:50
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Nesta terça-feira (30), o Ministério Público de Santa Catarina apresentou uma ação judicial para que a deputada estadual eleita, Ana Caroline Campagnolo (PSL), seja condenada a pagar cerca de R$ 70 mil destinados ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) como indenização por danos morais coletivos.

A decisão tem caráter liminar e foi expedida pelo promotor Davi do Espírito Santo, que considerou que a deputada criou 'um serviço ilegal de controle político-ideológico da atividade docente'.

A decisão, de caráter urgente, ainda pede que a Vara da Infância e Juventude de Florianópolis obrigue a deputada a se abster de manter "qualquer modalidade de serviço formal ou informal de controle ideológico das atividades dos professores e alunos das escolas públicas e privadas", além de excluir a publicação e ter o telefone bloqueado por um dia. A fixação de uma multa em caso de descumprimento das medidas tambem foi fixada.

Relembre o caso

A deputada Ana Caroline Campagnolo, logo após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República no último domingo (28), divulgou uma imagem em sua rede social pedindo para que vídeos e informações com manifestações "político-partidárias ou ideológicas" de professores fossem repassados por estudantes para o seu número de celular com o nome do docente, da escola e da cidade.

A deputada ainda disse garantir o anonimato do denunciador. Para burlar a lei estadual, que proíbe telefones celulares em sala, a deputada ainda orienta que os alunos usem "gravadores ou câmaras para registrar os fatos".

O promotor ainda registrou que o canal estabelecido pela deputada buscou 'impor um regime de medo nas salas de aula', o que não é permitido pela Constituição.